Tosse em Bebê

A tosse em bebê é um problema que poderá ocorrer nos recém-nascidos com alguma frequência, e pode ter diversas potenciais causas.

Nomeadamente, alguns problemas de saúde temporários como gripes ou constipações poderão ser algumas das causas desta tosse.

Mas, no entanto, existem outros problemas mais graves que se podem manifestar pela tosse, entre os quais se encontram a asma, coqueluche, bronquiolite, laringite ou refluxos.

Também a aspiração de algum objecto ou substâncias irritantes que estejam no ambiente poderá propiciar o surgimento de tosse.

O que fazer em caso de tosse em bebê

No caso de um bebê ter tosse, embora estejamos sempre dependentes das causas, deveremos começar por levantar a cabeça do bebé e colocar toalhas e almofadas em baixo do seu colchão. Isto irá fazer com que o bebé consiga respirar melhor, ao mesmo tempo que se reduz a congestão nasal.

Para além disso, existem outras orientações que deverão ser seguidas para evitar o problema, nomeadamente:

  • Uma colher de chá de mel, em bebês com mais de 1 ano, pode trazer benefícios significativos;
  • Água pode ajudar muito ao problema, dado que a hidratação é muito importante para diminuir a tosse;
  • Um banho quente ao bebé, num ambiente onde a porta esteja fechada, poderá ser importante. A humidificação do ambiente pode ser preponderante para ajudar a resolver o problema da tosse.

Medicamentos deverão de todo ser evitados para tratar a tosse em bebês, a menos que haja indicações específicas do pediatra para o consumo de algum tipo de medicamentos.

Tosse com catarro em bebê

Caso a tosse do bebê seja uma tosse com catarro, neste caso podemos estar perante uma infecção ao nível das vias respiratórias.

Isto porque o catarro será neste caso gerado devido à eliminação de secreções das vias pulmonares, bem como devido à congestão nasal.

Se o catarro persistir no bebé durante algum tempo, nomeadamente mais de 5 dias seguidos, deverá desde logo consultar-se um pediatra para detectar potenciais problemas de maior gravidade.

Quando se deve levar o bebê ao pediatra

Caso hajam problemas de tosse, o bebê deverá ser levado ao pediatra nas seguintes circunstâncias:

  • Caso note que o bebé tem dificuldades em respirar;
  • Caso o bebé tenha menos de 3 meses de idade;
  • Caso o bebé tenha uma doença cardíaca;
  • Caso o bebé tenha uma doença pulmonar crónica;
  • Caso o bebé tenha febre;
  • Caso o bebé esteja a respirar mais rápido do que aquilo que seria normal;
  • Caso existam manchas de sangue no catarro do bebé.

Assim, o pediatra poderá avaliar melhor a situação e prescrever um tratamento que seja apropriado para o problema.