Trabalhar em casa por conta propria

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Teletrabalho – Regras para quem está por conta própria

O teletrabalho é trabalho e, para que seja bem sucedido, é preciso respeitar algumas regras. Com uma pequena diferença: no teletrabalho é você que estabelece a disciplina e que tem de se esforçar para a cumprir.

Mantenha o contacto. Com o passar do tempo é natural que a falta das conversas diárias com os colegas se traduza em alguma desmotivação ou falta de ideias. E conversar com familiares e amigos que não estão por dentro do seu trabalho por vezes não resolve o problema. Por isso, mantenha o contacto. Telefone e envie e-mails aos colegas, passe pelo escritório de vez em quando e marque encontros sociais com o resto da equipa.

Cultive a auto-suficiência da sua família. Não pense que, por estar em casa, tem de fazer tudo para o seu marido e filhos. Ensine-os a ser auto-suficientes. De qualquer forma, se houver problema você está lá para ajudar.

Respeite o relógio. Apesar de não ter um horário de trabalho fixo, organize uma rotina de trabalho. E cumpra! As pessoas que vivem consigo também devem respeitar essa rotina. Não deixe que as tarefas domésticas interfiram com o seu trabalho ou que o trabalho lhe roube o seu tempo pessoal.

Ponha o pijama debaixo da almofada. Não trabalhe de pijama ou em qualquer lugar da casa. Você precisa de uma mesa, de uma cadeira e de uma estante só para o seu local de trabalho.

Equipe-se. Se está a trabalhar para uma empresa informe-se do material que lhe poderão disponibilizar. Caso se encontre por conta própria, prepare-se para gastar algum dinheiro. Para dividir os telefonemas de trabalho e os pessoais instale duas linhas telefónicas. Outra solução é ter um número fixo e um telemóvel. Só assim conseguirá separar trabalho e vida pessoal. Quando terminar o dia de trabalho deixe o atendedor receber os recados e vice-versa. Um computador potente e uma ligação à internet que não passe a vida a cair também são imprescindíveis.

Faça pausas. Não coma em cima do computador e guarde algum tempo para socializar ou ir ao ginásio.

Reveja a sua atitude. Muitas mulheres subestimam as implicações de trabalhar em casa e, ao mesmo tempo, gerir o lar, pelo facto de as duas coisas acontecerem no mesmo espaço físico. Se estivesse no escritório não lhe passava pela cabeça descongelar o frigorífico a meio de um telefonema importante, pois não? Então, não faça isso em casa. Achar que se consegue trabalhar e tomar conta dos filhos em idade pré-escolar também é um erro.

Mantenha a disciplina. Não pode passar o dia a caminhar para a cozinha para fazer café. Se decidiu trabalhar Sábado de manhã para compensar a tarde de Sexta-feira passada nas compras com uma amiga, cumpra a promessa.

Defina o espaço de trabalho. É importante definir um espaço de trabalho, de preferência com uma porta que se possa fechar sempre que necessário. A mesa da cozinha não é uma boa opção porque sempre que precisar de servir as refeições vai ter de arrumar tudo. Se deixar papéis importantes espalhados pela casa e alguém os usar para fazer a lista de compras a culpa é sua!