-->Transplante Renal - Educar Saúde

Transplante Renal

Publicado em 10/05/2010. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12 dezembro 2018

Transplante Renal

A maioria de transplantes de órgãos consiste na substituição de um órgão doente por um saudável, mas no caso do transplante do rim não é exactamente assim, porque os rins originais do paciente não se extirpam, a menos que dêem problemas. O novo rim é colocado na parte lateral do abdómen, por baixo do umbigo e deixam-se os rins do paciente. O transplante de rim é a opção ideal de tratamento para todos os doentes que possam submeter-se a ele, porque para ser candidato a um transplante renal há que cumprir uma série de requisitos.

As contra-indicações mais comuns são:
– Tumores malignos: há que deixar passar um período de 2 a 5 anos, após o tratamento do tumor, para considerar a possibilidade de realizar um transplante;
– Doenças infecciosas;
– Outras doenças graves, cardíacas ou hepáticas.

Uma vez considerado o candidato apto, entra-se numa lista de espera para receber o rim, que geralmente provém de uma pessoa falecida embora também seja possível dispor de um órgão proveniente de um dador vivo. A partir da entrada nessa lista de espera, há que comprovar que as células do receptor e do dador são compatíveis. Caso contrário, o organismo da pessoa que recebe o rim reconheceria o enxerto como um corpo estranho e rejeitá-lo-ia, o risco mais temido pelos transplantados. Uma vez conseguido o transplante com êxito o paciente deve receber uma medicação específica para prevenir complicações a longo prazo.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.