Tratamento bucal natural

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Tratamento bucal natural: Na nossa rotina diária de higiene, não pode faltar um dos mais importantes pontos: a higiene oral e dental. Os dentes não servem apenas para mastigar ou para sorrir, pois são uma parte fundamental do corpo e uma boa saúde oral influencia muito o seu bem-estar e daqueles que estão à sua volta.

Estabelecer uma boa higiene oral é manter a boca livre de possíveis problemas como as infecções e o mau-hálito e manter os dentes limpos significa evitar cáries, gengivites e outro tipo de doenças. Os bons hábitos de higiene dental devem ainda ser acompanhados pela consulta de um dentista regular. Os check-ups dentários verificarão o estado de saúde da sua boca, mantendo-a saudável.

Quais as vantagens de manter uma boca sã, para além da prevenção de doenças? Manter uma boa higiene oral e consultar o dentista regularmente vão conferir maior longevidade aos seus dentes, que, numa idade mais avançada, acabam por cair. São vários os passos para manter uma boa higiente bocal.

Comece, desde cedo a incutir estes hábitos a toda a família. Lavar os dentes de manhã, à noite e após as refeições é obrigatório. Use a escova com uma pasta de dentes apropriada às suas necessidades e escova os dentes em movimentos circulares. Use o fio dental para retirar os restos, entre os dentes, e um bom elixir para bochecho diário.

Se quer poupar, pode fazer o seu próprio elixir, com ingredientes naturais. Use salva e sal marinho, dois anti-sépticos que previnirão as infecções, ajudam a manter o hálito fresco, a boca limpa e gengivas sem problemas. Para fazer este elixir, precisa apenas de duas colheres de salva fresca, meia colher de chá de sal marinho e 250 ml de água. Ferva a água e deite a salva, deixando o recipiente tapado durate 15 minutos. Depois é só deitar o sal e mexer. Bocheche este elixir, depois de lavar os dentes, diariamente.