Tratamento Caseiro para Acne

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

A acne e os cravos podem deixar marcas profundas na pele e na alma, uma vez que dificulta o convívio social das pessoas que sofrem com o problema.

foto de paciente com acne antes e depois

Insistentes, cravos e espinhas (nome popular atribuído à acne) ainda podem perdurar por longos anos após a puberdade, fase em que atingem o ápice. Tudo dependerá das oscilações hormonais apresentadas por cada indivíduo, além de outros fatores subjetivos.

Felizmente, existem muitas alternativas de tratamento que visam minimizar os efeitos nocivos causados tanto pelos cravos quanto pela acne. Porém, além das tradicionais pomadas e cremes comercializados por qualquer farmácia, também é preciso conceder alguma atenção às soluções caseiras, que ocasionalmente podem apresentar resultados surpreendentes.

Um desses métodos caseiros é embasado na revolução do cardápio alimentar, estimulando o consumo de alimentos altamente concentrados em zinco. Alho, lentilha, sementes de girassol, soja, sementes de abóbora, carne suína, frango, germe de trigo, e arroz são ótimos exemplos de fontes de zinco, devendo ser inseridas no cardápio semanal.

As razões para ampliar a ingestão de alimentos ricos em zinco

Amplificar o consumo dos alimentos que são ótimas fontes de zinco contribui para a redução das taxas de oleosidade da pele. Com isso, o surgimento da acne se torna bem menos frequente e a epiderme recebe um reforço sobre o seu poder de cicatrização dos cravos fechados ou abertos, resultado da diminuição da produção das chamadas prostaglandinas. Com o zinco, a pele também aumenta o seu caráter anti-inflamatório.

Ingestão diária recomendada de zinco

A ingestão diária recomendada de zinco é de 11 mg e 8 mg, doses indicadas para homens e mulheres, respectivamente. O consumo máximo, para ambos os casos, não pode ultrapassar a dosagem de 40 miligramas. Como suplemento, os especialistas orientam a manter o consumo diário entre 15 e 30 miligramas.

Além da ingestão diária correta de zinco, o consumo desse precioso mineral deve ser acompanhado de outros alimentos a fim de que o organismo reencontre o equilíbrio interno. O uso de produtos especificamente desenvolvidos para tratar a acne também ajuda a suavizar e, eventualmente, eliminar o problema.

Substâncias que tratam a acne

Considerando as substâncias que possuem efeito benéfico para o tratamento da acne vulgar, ou seja, quando o problema traz sequelas não tão graves, destacam-se os antibióticos, o adapaleno, o ácido azeláico, o peróxido de benzoíla, a tretinoína, e as pílulas contraceptivas.

Já para tratar as acnes classificadas como inflamatória, e papulopustular, situações nas quais os sintomas se agravam, os dermatologistas indicam a utilização da limeciclina, eritromicina, tetraciclina, e isotretinoína.

Todas as substâncias elencadas acima estão disponibilizadas sob a forma de comprimidos, loções, e cremes quando a pele detiver um aspecto predominantemente seco e suscetível a marcas. Enquanto que as peles que denotem uma oleosidade excessiva devem receber os compostos sob a forma de gel.

Características do início do tratamento

Tratar algo extremamente delicado como a pele exige cuidado, pois utilizar produtos inadequados para determinado tipo de pele pode causar danos a ela, ao invés de trazer benefícios. Logo, qualquer creme, loção, gel, ou comprimido, utilizados com o intuito de acabar com a acne deve passar pelo olhar clínico de um dermatologista.

Além disso, e paciência também é uma virtude valiosa, já que os resultados esperados e, principalmente, desejados podem demorar para aparecer. De uma forma geral, e mesmo com o uso das substâncias corretas, o início do tratamento tende a recrudescer o estado da acne. Contudo, o paciente não deve se assustar, pois isso é um sinal de que o tratamento está surtindo efeito positivo, e não o contrário.

Por último, a solução caseira proposta deve se manter ao longo dos anos, essencialmente para evitar que a acne ou os cravos ressurjam em peles que apresentem predisposição a isso.

Continuação » 9 Tratamentos Naturais para Acne