Tratamentos Caseiros para Amigdalite

Revisão Clínica: Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653). Atualizado: 30/10/19

Existem uma série de tratamentos caseiros que podem tratar ou reduzir efetivamente os sintomas de amigdalite. Entre eles estão o gargarejo com água salgada, e o chá quente com mel.

Continua depois da Publicidade

Amigdalite é a inflamação das amígdalas, dois blocos ovais de tecido localizados na parte posterior da garganta. Este conjunto de tecidos moles faz parte do sistema linfático, que serve como a primeira linha de defesa para combater infecções. As amígdalas produzem glóbulos brancos que impedem que vírus e bactérias entrem pela boca.

Causas

A amigdalite é causada por infecções virais ou bacterianas. A bactéria mais comum que está na origem da amigdalite é o streptococcus pyogenes. Outros patógenos causadores incluem:

  • Adenovírus
  • Vírus influenza
  • Vírus Epstein-Barr, que também causa mononucleose
  • Vírus Parainfluenza
  • Enterovírus
  • Vírus Herpes simplex

Sintomas

Os primeiros sintomas são a irritação da garganta, a dor de cabeça, a perda do apetite, e a sensação de garganta estar inchada. Se verificar o interior da boca, verá que as amígdalas estão vermelhas. Outros sintomas incluem:

  • Febre e mal-estar
  • Voz rouca
  • Dor de garganta
  • Dificuldade em engolir (disfagia)
  • Mau hálito
  • Quando a infecção é de origem viral, pode acompanhar: tosse, rinite ou rinorreia, afonia e conjuntivite.

As amigdalites podem também causar infecção e dor nos ouvidos e a formação de abscessos.

A doença tem maior incidência em crianças, uma vez que estas são mais sensíveis e não possuem tantas defesas imunitárias.

Gargarejo de água salgada

Gargarejar e enxaguar a boca com água morna e salgada pode ajudar a aliviar a dor de garganta e as dores causadas pela amigdalite. Outros dos possíveis benefícios está a redução da inflamação e o tratamento da infecção.

Misture ½ colher de chá de sal em cerca de 4 onças de água morna. Mexa até o sal estar dissolvido. Gargareje durante alguns segundos e depois cuspa. Também pode enxaguar com água a temperatura normal. (R)

Chá quente com mel orgânico

As bebidas quentes como os chás, são outra solução útil para reduzir o desconforto que pode ocorrer como resultado da amigdalite. O mel orgânico tem fortes propriedades antibacterianas que podem ajudar a tratar as infecções que causam a amigdalite.

Adicione o mel a uma chávena de chá bem quente. Deixe amornar e tome.

Existem alguns chás que podem intensificar ainda mais os benefícios deste remédio caseiro. O chá de gengibre, por exemplo, é um forte antiinflamatório, assim como o chá de funcho (erva-doce), que podem ajudar a reduzir a inflamação e o desconforto. (R) (R) (R)

Quando consultar o médico

Algumas infecções bacterianas que afetam as amígdalas, como a faringite estreptocócica por exemplo, exigem a prescrição de antibióticos. O indivíduo deve consultar o médico se tiver a combinação dos seguintes sintomas:

  • febre
  • Dor de garganta ou garganta áspera, que não desaparece em 24 a 48 horas
  • dor ao engolir ou dificuldade para engolir
  • fadiga
  • inquietação em bebês e crianças pequenas
  • gânglios linfáticos inchados

Estes sintomas podem indicar uma infecção bacteriana que necessita de antibióticos.

Recuperação

Muitos casos de amigdalite resolvem-se rapidamente. Quando causada por vírus, geralmente desaparece dentro de 7 a 10 dias após o repouso e a abundância de líquidos. A amigdalite bacteriana pode demorar cerca de uma semana para desaparecer, embora muitas pessoas comecem a sentir melhorias um dia depois de tomar os antibióticos.

Continua depois da Publicidade

Quer opte pelo tratamento médico ou caseiro, não se esqueça de beber muitos líquidos e descansar, para ajudar o corpo a recuperar.

Nos casos mais graves, pode ser necessária a realização de uma amigdalectomia (a remoção cirúrgica das amígdalas) para tratar os casos recorrentes e persistentes de amigdalite.

Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 30/10/19