Tratamento caseiro para azia

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

A azia é um mal da qual padecem muitas pessoas, independentemente da idade, sexo ou raças. Podem ou não ter uma pré-disposição genética e pode surgir em qualquer altura da vida e sem qualquer aviso prévio ou sintomas.

Caracteriza-se, principalmente, por um ardor sentido no estômago e sabores desagradáveis na boca e no paladar gustativo.

Estes sinais, por si só, ou aliados a outros, incomodam muito a qualidade e nível de vida.

No entanto, pode-se levar uma vida normal e fazer o nosso quotidiano normalmente, sem qualquer alteração de hábitos e consumos.

A grande causa desta “epidemia”é o reflexo ácido e gástrico no caminho entre estômago, esófago e garganta.

Azia é a chamada queimação que ocorre no estômago, passando pelo esófago e subindo posteriormente até à garganta.

Recomendado: 8 Remédios Caseiros Infalíveis para Refluxo Gástrico e Azia

Pode-se explicar, também, de uma maneira mais abrangente e completa: azia é o contacto que existe entre a parede mucosa do esófago e o nosso suco gástrico, este processo constante de vai e vem, empurra o ácido gástrico do esófago para o estômago aliviando-se assim.

Alimentos e coisas a evitar

Deve-se evitar ingerir líquidos (mesmo água) durante as refeições; evitar comer alimentos ricos em gordura, carnes vermelhas e gordas, não exagerar na ingestão de comida (principalmente à noite), não comer muito nem depressa demais, evitar tabaco ou o seu fumo, evitar tomar muitos cafés, deve evitar jantar muito tarde (nem fazer disso um hábito), evitar deitar-se se sentir azia e sempre que se baixar deve dobrar os joelhos.

Alimentos e hábitos a fazer

Comer frutas e verduras,tomar café e ingerir líquidos de forma razoável, comer carnes brancas e alimentos ricos em fibras, deitar-se apenas duas horas após a digestão, comer quantidades razoáveis de comida e devagar.

Tratamento caseiro para azia

Alimentos e técnicas que ajudam no tratamento e alívio da azia: ingerir sumo puro de limão, raíz de gengibre, plantas amargas, plantas aromáticas e medicinais, erva doce com hortelã, sumo de batata e comer pão ou bolachas de água e sal.

Se juntar 1 colher de bicarbonato de sódio em 100ml de água ou vinagre de sidra em meio copo de água, obterá resultados rápidos e satisfatórios.

Atenção: azia frequente e de forma sintomática poderá significar úlcera. Esteja atento…

Descubra 4 Óleos Essenciais Para Aliviar Sintomas de Queimação e Azia