Tratamento caseiro para bronquite

Publicado em 24/07/2012. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

A bronquite é uma doença pode levar dias, meses ou anos a ser tratada. Seja com medicamentos ou mezinhas caseiras eficazes é sempre de difícil tratamento e recuperação completa.

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

A persistência e a paciência ajudam muito e aqui são uma grande virtude. Quando são crianças é ainda mais complicado, quer para elas quer para os pais e cuidadores responsáveis.

A bronquite caracteriza-se pela inflamação dos brônquios. É um processo que se pode desenvolver de forma rápida e sintomática, mas de lenta recuperação. Existem dois tipos de bronquite: a bronquite aguda e a bronquite crónica.

Qualquer delas é bem mais frequente nas mulheres. Estas têm uma maior propensão para esta doença, por razões ainda não explicadas. A bronquite aguda é na maioria das vezes causada por um vírus, que resulta num processo de inflamação e aumento da secreção do muco nasal.

O seu sintoma mais comum é a tosse e manifesta-se muito nas gripes. A bronquite crónica caracteriza-se por ser uma doença que resulta de uma obstrução. O fluxo de ar é bloqueado. A tosse, falta de ar, irritação das mucosas e vias respiratórias são os principais sintomas.

Neste tipo de sintomas a tosse pode demorar dias, meses e até anos para ser debelada. A falta de ar pode ser causada por uma irritação ou por uma lesão. Na bronquite crónica os factores derivados podem ser: tabaco, exposição ao fumo, exposição a vapores, poluição, etc.

Nos dois tipos de bronquites existem sintomas mais adversos como a cianose, febre, catarro, cansaço, falta de apetite, sibilância e expectoração. Os médicos tratam estes sintomas com oxigénio, antibióticos, corticoides, terapias e exercícios respiratórios e broncodilatadores. Deve-se evitar tomar leite.

Publicidade

Tratamento caseiro para bronquite

Tratamentos caseiros: chá de sabugueiro, chá de verbasco, gengibre, sumo de manga, chá de alteia, chá de guaco, xarope de cebola, xarope de ervas, vitamina c, chá de anís, beber muitos líquidos (água pura, sopa), manter ar húmido, exercícios naturais de respiração, compressas quentes, botijas de pés quentes, bebidas quentes, casca de cereja selvagem, erva de pau de arco, erva de biloba, erva de bordana, erva de lobélia, erva de equinácia e ginkgo biloba.

O leite de amêndoa (6 colheres), misturado com 1 litro de água também é bastante eficaz no alívio dos sintomas.

Publicidade

Atenção: se persistirem os sintomas poder ser algo mais grave como tuberculose ou cancro dos pulmões. O melhor é prevenir com vacinação e não fumar.

Ler: Chá para Bronquite

Saiba mais sobre:
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858

Publicidade

Tratamento caseiro para bronquite