Tratamento caseiro para coceira

Revisão Clínica: Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653). Atualizado: 08/09/24

Tratamento caseiro para coceira: Por estar em contacto directo com todas as adversidades presentes no ambiente, seja a poluição, o stress ou contacto directo com propriedades perigosas, a pele é o orgão do corpo humano que mais sofre com o exterior. Por isso, é normal que se manifeste contra essas adversidades, de diferentes formas. Um dos sintomas mais habituais a ser manifestado pela pele é a coceira.

Continua depois da Publicidade

Conhecida também como prurido, a coceira corresponde a uma sensação desagradável na pele, que leva o indíviudo a querer coçar-se, rapidamente, para obter algum alívio. Apesar de ser encarada como um sintoma para algo mais, a coceira e a necessidade de coçar a pele são provocadas por estímulos nervosos, indicados pelo cérebro para defender o organismo.

São as células na pele que recebem esse estímulo nervoso, quando existe a presença de alguma bactéria ou microorganismo inflamatórios. Ao serem avisadas, as células producem histamina, a sensação de desconforto que nos leva a coçar. Se algumas vezes sentimos necessidade de coçar a pele, não existindo qualquer tipo de doença ou problema relacionado com esta (muitas vezes, o stress provoca estas situações), outras vezes, a coceira pode estar associada a inflamações, dermatites e picadas de insectos. Nesses casos, o conveniente é tratar rapidamente.

Apesar de existirem remédios de farmácia que resolvem a coceira em pouco tempo, pode sempre optar pela via económica e fazer o sue próprio remédio. Plantas como a alfazema e a hamamélis têm propriedades que ajudam a resolver inflamações e a hortelã alivia a sensação de coceira.

Prepare uma solução com todos estes ingredientes para acabar com a coceira: 30 ml de extracto de hamamélis, 20 gotas de óleo essencial de hortelã e a mesma quantidade de óleo de alfazema. Misture tudo num recipiente e a solução está pronta. Aplique-a, com algodão, nas zonas onde sente maior coceira.

E você, já sofreu ou sofre com este problema? Partilhe suas dúvidas e experiências no fórum e ajude muitas pessoas a tratar de vez este problema!

Leia Também: Coceira Vaginal

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24