Tratamento caseiro para coceira

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Tratamento caseiro para coceira: Por estar em contacto directo com todas as adversidades presentes no ambiente, seja a poluição, o stress ou contacto directo com propriedades perigosas, a pele é o orgão do corpo humano que mais sofre com o exterior. Por isso, é normal que se manifeste contra essas adversidades, de diferentes formas. Um dos sintomas mais habituais a ser manifestado pela pele é a coceira.

Conhecida também como prurido, a coceira corresponde a uma sensação desagradável na pele, que leva o indíviudo a querer coçar-se, rapidamente, para obter algum alívio. Apesar de ser encarada como um sintoma para algo mais, a coceira e a necessidade de coçar a pele são provocadas por estímulos nervosos, indicados pelo cérebro para defender o organismo.

São as células na pele que recebem esse estímulo nervoso, quando existe a presença de alguma bactéria ou microorganismo inflamatórios. Ao serem avisadas, as células producem histamina, a sensação de desconforto que nos leva a coçar. Se algumas vezes sentimos necessidade de coçar a pele, não existindo qualquer tipo de doença ou problema relacionado com esta (muitas vezes, o stress provoca estas situações), outras vezes, a coceira pode estar associada a inflamações, dermatites e picadas de insectos. Nesses casos, o conveniente é tratar rapidamente.

Apesar de existirem remédios de farmácia que resolvem a coceira em pouco tempo, pode sempre optar pela via económica e fazer o sue próprio remédio. Plantas como a alfazema e a hamamélis têm propriedades que ajudam a resolver inflamações e a hortelã alivia a sensação de coceira.

Prepare uma solução com todos estes ingredientes para acabar com a coceira: 30 ml de extracto de hamamélis, 20 gotas de óleo essencial de hortelã e a mesma quantidade de óleo de alfazema. Misture tudo num recipiente e a solução está pronta. Aplique-a, com algodão, nas zonas onde sente maior coceira.

E você, já sofreu ou sofre com este problema? Partilhe suas dúvidas e experiências no fórum e ajude muitas pessoas a tratar de vez este problema!

Leia Também: Coceira Vaginal