Tratamento caseiro para cólica intestinal

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

A cólica intestinal é um efeito desagradável que se carateriza por dores de intensidade forte na zona abdominal. Geralmente, acompanhando estas dores surgem potenciais sintomas como a Diarreia ou espasmos também na zona abdominal.

As cólicas são geralmente muito frequentes, por exemplo, em crianças bebés (Vêr tratamento). O seu aparelho digestivo ainda não opera a cem porcento, pelo que as cólicas são algo que afeta frequentemente as pessoas desta faixa etária. Contudo, adultos são também muito afetados por este problema.

Este problema poderá aparecer por vários motivos. De forma resumida podemos dizer que o intestino é responsável por uma parte significativa do trabalho de digestão que fazemos diariamente, pelo que se torna bastante importante que a nossa alimentação seja equilibrada e em quantidades corretas.

O problema da cólica intestinal poderá ser causado, por exemplo, por uma alimentação em excesso caraterizada por refeições demasiado pesadas. No entanto, existem ainda outros fatores preponderantes para este problema. Os fatores emocionais associados a sentimentos de Ansiedade e Stresse são um exemplo de outro género de fatores que pode desencadear uma cólica intestinal.

Este problema é bastante desagradável, e em alguns casos pode evoluir para problemas mais graves. Existe medicação especializada no sentido de aliviar as dores provocadas pelas cólicas intestinais, embora estas devam ser sempre prescritas por um médico com a sua devida consulta e análise das devidas situações.

Tratamento caseiro para cólicas intestinais

Felizmente, existe também um remédio caseiro bastante interessante em forma de chá, para aliviar cólicas intestinais. Vejam-se os ingredientes:

• 4 folhas de Louro;
• 1 colher de Chá de Camomila (Saiba mais sobre o Chá de Camomila);
• 1 copo de água;
• 1 colher de sopa de Erva Doce (Anis).

Durante cinco minutos deve-se ferver a água misturada com as folhas referidas nos elementos da receita. Depois, basta coar a mistura obtida e ficamos finalmente com um chá, que é o nosso remédio caseiro. Este chá deverá ser tomado em períodos intervalados de duas horas.

Ler Também

– Alimentos e Substâncias que melhoram as cólicas intestinais: Losna, Funcho (Chá de Funcho), Aloína, Anis Estrelado, Chá de Hortelã
– Doenças Relacionadas: Cólica Renal, Apendicite
Tratamento caseiro para Intestino Preso
Remédio caseiro para Intestino preso
Remédio para Cólica renal
Remédio para as Cólicas do Bebé