Tratamento caseiro para febre

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Tratamento caseiro para a febre: Sabia que através de um tratamento caseiro realizado com chá de pulmonaria consegue eliminar eficazmente a febre?

A pulmonaria, planta de caráter medicinal, cientificamente conhecida como Pulmonaria offcinallis, possui inúmeros componentes que contribuem positivamente na eliminação e atenuação de algumas doenças ou de simples problemas de saúde.

Dentro de todos os seus componentes podemos destacar os componentes anti-inflamatórios, os componentes sudoríficos e os componentes expetorantes, uma vez que estes são os principais responsáveis pela diminuição da febre. Para além destes elementos ajudarem a baixar a febre, estes também poderão vir a ter um papel determinante no tratamento de infeções de caráter respiratório.

Método de preparação do chá de pulmonaria

Para preparar o chá de pulmonaria, vai necessitar de 500 ml de água e duas colheres de sopa de pulmonaria seca. Comece por colocar os 500 ml de água numa panela, seguidamente adicione as duas colheres de sopa de pulmonaria seca e leve ao lume a ferver por um período de 5 minutos. Findo esse tempo retire a panela do lume e deixe repousar o chá por 20 minutos e para finalizar coe-o.

Como efetuar o tratamento

Para efetuar este tratamento natural é recomendado que tome 3 a 4 chávenas de chá de pulmonaria ao longo do dia. Devendo assim efetuar este tratamento até que a febre desapareça por completo. No entanto apesar deste tratamento ser bastante eficaz, deve-se salientar que caso a febre persista durante muitos dias, o acompanhamento médico é imprescindível, uma vez que a febre poderá ser um sintoma de um problema de saúde mais grave.

Apesar deste tratamento ser 100% natural, nem todas as pessoas se poderão submeter ao mesmo. Deste modo este não é recomendado a grávidas, mulheres que se encontrem em fase de amamentação, pessoas com problemas de fígado e crianças.