Tratamento caseiro para gengivas saudáveis

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Tratamento caseiro para gengivas saudáveis: A higiene oral e dental não deve ser descurada em qualquer tipo de situação. A secção de população que não liga à sua saúde oral é grande e isso deve mudar rapidamente.

Um belo sorriso e umas gengivas saudáveis fazem toda a diferença numa primeira impressão ou apresentação. Por isso, não podem faltar difeentes hábitos dentais todos os dias: lavar os dentes, passar o fio dental e usar elixir para evitar o mau hálito são passos obrigatórios. Cumprindo estes passos, não só contribuirá para melhorar a saúde dos seus dentes, como a das suas gengivas, evitando problemas de maior cuidado, como a gengivite e as infecções.

Existem várias formas para descobrir se as suas gengivas se encontram saudáveis ou se têm algum problema que deve ser visto imediatamente pelo médico. Toda a mucosa, que circunda a dentição e que nos ajuda a mastigar, faz parte da gengiva.

Quando, por alguma razão desconhecida, existe sangue na gengiva, é significado de que algo não está bem. Este sangramento pode estar associado a alguma complicação na estrutura e constituição da gengiva. Se este sangramento se desenvolver e ganhar forma de uma infecção, então o perigo da gengivite está eminente. A gengiva fica inchada, vermelha e necessita de cuidados especiais.

Estes casos podem ser evitados. Basta, para isso, ter cuidado com a sua higiene oral. Para manter as gengivas saudáveis, pode fazer um remédio caseiro, que protegem o tecido da gengiva e tem propriedades anti-bacterianas. É o caso do chá de mirra e sal marinho, que você mesmo pode fazer em casa.

Precisa apenas de um quarto de colher de chá de mirra, a mesma quantidade de sal marinho e 250 ml de água. Não precisa de ferver a água, basta misturar todos os ingredientes. Após escovar os dentes, bocheche 60 ml da solução, com bastante cuidado, para chegar a todas as partes da boca. Faça-o diariamente.