-->Tratamento Caseiro para Gengivite - Educar Saúde

Tratamento Caseiro para Gengivite

Publicado em 01/10/2012. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Tratamento Caseiro para Gengivite

A gengivite é uma inflamação muito frequente na zona da gengiva, que no seu estágio inicial pode ser tratada. A principal causa e a mais direta é a placa que se forma a partir dos dentes e da gengiva sem cor e com uma película viscosa. Caso esta placa não seja removida através da escovação ou da utilização de fio dental, ela irá produzir veneno que irritará a gengiva, originando gengivite.

Como o osso e o tecido conjuntivo numa fase inicial não são atingidos, a gengivite poderá ser curada. Mas se deixar a gengivite evoluir, ela poderá originar uma periodontite e causar graves problemas na sua cavidade bocal. Assim, para evitar a gengivite deve evitar fumar, ter uma alimentação adequada e sem muitos adoçantes, escovar corretamente e utilizar o fio dental diariamente, bem como ir frequentemente ao dentista.

Para além disso, nós apresentamos-lhe um tratamento caseiro para gengivite, que consiste em apenas três passos. No primeiro passo deve escovar os seus dentes durante alguns minutos, utilizando um pasta de dentes com flúor e uma escova de dentes macia. No segundo passo deve ser realizado após a escovação, passando um fio dental entre todos os seus dentes. Por fim, no último passo deverá passar pelos seus dentes um pouco de algodão com água oxigenada.

Opte pela utilização de água oxigenada em vez de enxaguantes bocais, uma vez que é menos agressivo e auxilia a eliminar as bactérias que poderão originar a gengivite. Após este processo não enxague com água a sua boca, só mesmo se não gostar do sabor. Proceda estes passos todos no fim de cada refeição e antes de deitar.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858