-->Tratamento caseiro para Herpes Genital: Mel de manuka, chá preto e manjerona - Educar Saúde

Tratamento caseiro para Herpes Genital: Mel de manuka, chá preto e manjerona

Publicado em 16/11/2012. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Tratamento caseiro para herpes genital: O herpes é uma doença sexualmente transmissível (DST) que apresenta duas variações: a HSV1 e a HSV2. Neste artigo falaremos do herpes genital que é, maioritariamente, causado pelo HSV2.

O herpes genital manifesta-se por infeção na mucosa genital, dor muscular e de cabeça, febre, formigamento e dor ao urinar. Transmite-se por via sexual, sendo transmitido mesmo que não existam sintomas visíveis. Esta é uma doença que não tem cura, no entanto é, muitas vezes, uma doença assintomática (não apresenta sintomas).

Normalmente, uma pessoa infetada por herpes genital tem a primeira manifestação do vírus entre 4 a 7 dias após ter sido infetada. Esta é a manifestação mais dolorosa do vírus, causando febre, dor e prolongando-se durante mais tempo.

No entanto, apesar de não existir cura para o herpes genital, existem vários tratamentos que ajudam a aliviar sintomas e a fazer com que as úlceras passem. Estes tratamentos não dispensam o uso de um antiviral, normalmente com um dos princípios ativos: Aciclovir, Famciclovir ou Valaciclovir, sendo os tratamentos aqui descritos apenas um complemento natural.

Abaixo você tem um índice com todos os pontos que discutiremos neste Guia

Tratamento com sacos de chá preto

Muito eficaz e simples de efetuar. Ferver um ou mais sacos de chá preto e, assim que aguentar o calor, colocar na área afetada por 5min. O chá preto é um excelente antiviral e anti-inflamatório, por isso indicado para o herpes genital. Deve fazer o tratamento três vezes por dia, sendo mais eficaz nos primeiros dias.

Tratamento com chá de manjerona

Manjerona

Colocar folhas de manjerona previamente secas (2 colheres) em água a ferver e esperar. Coar o chá quando estiver morno e lavar a zona com infeção. Deixe secar naturalmente. Faça isso três vezes por dia, enquanto tiver ferida.

Tratamento com mel de flor de manuka

Mel de flor de manuka Leptospermum scoparium

O mel das flores de manuka de nome científico Leptospermum scoparium, planta originária da Nova Zelândia, é uma óptima opção de tratamento, e deve ser aplicado mal surjam os primeiros sintomas, bastando aplicar uma camada na zona afetada várias vezes por dia.

Escolha um mel de qualidade com um Factor Manuka Único – UMF® de pelo menos 10+. O número UMF é a informação científica do produto utilizada para informar o consumidor do poder de acção do produto contra as bactérias.

Quanto maior for a classificação do Factor Manuka Único – UMF, maior será a potência de eficácia e rapidez com que este elimina os germes.

Atenção: Nem todas as pessoas têm o mesmo grau de tolerância. O mel de manuka de grau UMF 30+, pode produzir efeitos colaterais em algumas pessoas, tais como eritema ou rubor (vermelhidão da pele), hipersensibilidade ou prurido (coceira).

O mel de manuka de grau UMF 10+ a 18+ é geralmente o mais empregado para uso médico. O mel de grau 10+ ou superior recebe o seu maior uso através da industria cosmética. E para terminar, fatores de UMF de 15+ são os mais utilizados por laboratórios na elaboração de produtos estéticos.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858