Quem tem herpes labial, sabe como é difícil, mais uma vez, lidar com o seu aparecimento.
Esta infecção, causada pelo vírus herpes simplex, não só é extremamente desconfortável (as lesões chegam mesmo a ser dolorosas), como é um golpe para a auto-estima, pois o vírus é facilmente detectável a olho nu.
Pequenas lesões aparecem na boca e nos cantos dos lábios, na língua, nas bochechas e até nos olhos. O vírus HSV1 é responsável pela maior parte dos casos de herpes, e é muito difícil não ser transmitido.
Pega-se através do contacto directo, com pele ou superfícies onde o vírus esteja localizado, como copos, pratos ou talheres.
São as faixas etárias mais jovens, entre os 15 e os 40, que são mais vulneráveis ao aparecimento do herpes labial. Com o avançar da idade, a tendência é para o herpes ser menos frequente.
Existem, claro, formas de tentar evitar apanhar este vírus. Evite contacto directo com superfícies que saiba que têm depositado o vírus.
Isso inclui beijos, uma das formas mais comuns e conhecidas para ficar com herpes.
Depois de apanhar o vírus, o aparecimento das lesões vai ser frequente, se for desencadeado por factores como o sol, o frio, o vento, a poluição ou o stress.
Tratamento caseiro para herpes labial
Quando o vírus se reactiva, há que estar preparada para tratar rapidamente das lesões provocadas pelo herpes.
As pequenas úlceras demoram dias a cicatrizar, por isso, tenha à mão alguns remédios caseiros que a vão ajudar a tratar do problema.
Faça uma pomada de erva-cidreira, para diminuir o desconforto provocado pelas lesões. Numa panela, coloque 20 gramas de erva-cidreira com óleo mineral.
Deixe ferver, até as folhas secarem.
Depois de esfriado, coe as folhas e misture o óleo mineral com a mesma quantidade de parafina líquida, mexendo bem.
Sem tocar com a língua, coloque a pomada no local do herpes e deixe secar, pelo menos três vezes por dia.
Conheça 10 Tratamentos Caseiros para Herpes Labial
Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653
A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).
Formação Acadêmica
- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.
Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube
Marcação de consultas 85-99992-2120
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.