Tratamento Caseiro Para a Hipocondria

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

O chá de alfazema é um excelente tratamento caseiro para a hipocondria. Sendo uma perturbação psíquica que leva uma pessoa a desenvolver a crença infundamentada de possuir um determinado problema de saúde, a hipocondria representa um problema que, apesar de difícil resolução, pode facilmente ser aliviado sem a necessidade de ingestão de medicamentos químicos, que tantos efeitos secundários desagradáveis podem originar.

Hipocondríaco

Para tal, uma das diversas alternativas são os remédios caseiros feitos à base de ervas, como é o caso do chá de alfazema, que por possuir poderosas propriedades calmantes, contribuirá eficazmente para a diminuição da sensação de ansiedade causada por este problema.

Remédio Caseiro Para a Hipocondria

Para a preparação deste chá, deverá utilizar 20g de Alfazema para cada litro de água. Para uma infusão perfeita, ferva a água por uns 2 ou 3 minutos, de forma a aproveitar da melhor forma possível todas as propriedades medicinais contidas na Alfazema.

A quantidade de chá a ser ingerida por dia irá variar consoante a gravidade do problema, mas em média, para que usufrua de resultados satisfatórios deverá tomar, pelo menos, 4 xícaras de chá por dia, com um intervalo de algumas horas entre elas.

Como os adoçantes podem ter um efeito contrário àquele que se pretende alcançar com o chá de alfazema, sugere-se que o tome totalmente ao natural, pois só assim poderá sentir todos os benefícios que este agradável chá tem para lhe oferecer.

Outras medidas poderão ser tomadas para aliviar a ansiedade e perturbações nervosas causadas pela hipocondria. Evite o consumo de alimentos ricos em propriedades excitantes, como é o caso de produtos excessivamente açucarados, chocolate, café e refeições muito condimentadas.

Mantenha uma dieta equilibrada e ocupe o seu tempo com a prática de algo saudável, como é o caso do desporto, pois tal ajudá-lo-á a desviar um pouco a atenção de pensamentos desagradáveis.