Tratamento Caseiro Para Impetigo: O que é impetigo? É uma infecção cutânea superficial, ou seja o impetigo é uma infecção da pele bastante comum em crianças e bebês.
Esta infecção é causada devido ao microrganismo Staphylococcus aureus e Streptococcus e pode atingir qualquer zona da pele, sendo as mais comuns a face e as mãos.
Causas do impetigo?
Esta infecção bacteriana pode advir de contaminação de lesões ou feridas que existam na pele, ou seja, acaba por ser uma segunda infecção, e é uma doença contagiosa.
Um ferimento mal limpo cria um ambiente propício para o desenvolvimento de novas infecções, neste caso o impetigo.
Tipos
Existem tipos diferentes de impetigo como o impetigo contagioso, impetigo bolhoso e até o tipo que produz eczemas.
Sintomas
O impetigo carateriza-se pela formação de bolhas ou não. Se for um impetigo que forme bolhas (bolhoso), estas após rebentarem ficam crostas, se for um impetigo sem formação de bolhas este manifesta-se com crostas melcéricas (da cor do mel).
Esta infecção dermatológica é provocada por dois agentes: pelas bactérias estreptococos e pelos estafilococos. A diferença entre estes agentes tem a ver no modo como a doença se manifesta.
O impetigo por estreptococos apresenta uma lesão inicial inflamatória, com a região avermelhada e depois uma secreção purulenta, que evolui para a formação de crostas.
O impetigo por estafilococos liberta muita secreção purulenta e apresenta bolhas (apesar de as bolhas não ser sempre regra para tal).
Deve-se iniciar o tratamento assim que surjam os primeiros sintomas, tentando sempre prevenir a forma mais grave do impetigo, o Ectima, uma variação da doença que atinge níveis mais profundo dos tecidos. Como tal lave sempre as feridas, cortes ou lesões com antissépticos e antimicrobianos.
Fale com o seu médico para a recomendação de toma de antibióticos. O diagnóstico do impetigo deve ser feito por um médico para se identificar qual o microrganismo responsável pela infecção.
Felizmente existem vários remédios caseiros para tratar o impetigo. Um bom remédio 100% natural para o impetigo passa pela mistura destes 3 excelentes ingredientes: óleo de malaleuca, alfazema e amêndoa.
Ingredientes Para o Tratamento
- 1 Colher de sopa de óleo de amêndoa
- ½ Colher de chá de óleo essencial da árvore do chá (Óleo de Rosalina, Melaleuca Ericifolia)
- ½ Colher de chá de alfazema
Preparação
Misture os ingredientes num recipiente. Aplique uma gota da mistura nas bolhas de impetigo pelo menos 3 vezes por dia. A malaleuca é uma planta medicinal com propriedades anti bacterianas que ajuda a secar as bolhas de impetigo.
O óleo essencial de alfazema ajuda a suavizar e eliminar a inflamação. Pode aplicar este remédio caseiro tanto em crianças como em adultos.
A nossa sugestão não resultou? Nesse caso propomos-lhe mais 10 remédios caseiros fantásticos para curar o impetigo, enviados pelos nossos leitores.
Vinagre branco
Para curar as áreas vermelhas doloridas, é essencial manter a mesma limpa, usando água ou um agente antibiótico para lavar.
Você pode preparar sua própria solução antibiótica com vinagre branco. Isso vai ajudar a parar o alastramento da infecção e secar a área afetada.
1 – Misture uma colher de sopa de vinagre branco destilado com 2 copos de água tépida.
2 – Usando uma bola de algodão, lave a pele infectada com esta solução.
3 – Seque gentilmente a pele e aplique algum óleo ou pomada antibiótica.
4 – Cubra a área com uma camada de gaze.
5 – Repita o procedimento 2 ou 3 vezes por dia até a infecção sumir.
Nota: Não esfregue a área quando estiver lavando, uma vez que isto pode irritar a pele.
Enviado por Cesár
Terapia de calor
Sabia que pode usar terapia de calor para curar o impetigo. O calor ajuda a matar as bactérias responsáveis por esta infecção. No mais, vai ajudar a secar as feridas e lesões causadas pelo impetigo.
1 – Embeba um pano em água quente, torcendo o excesso de líquido.
2 – Aplique o pano quente na área afetada por alguns minutos.
3 – Repita o processo várias vezes por dia.
Utilizando um secador você também pode aplicar calor na área afetada. Mantenha o calor do secador no mínimo quando fizer isso.
Enviado por Miguel
Óleo da árvore do chá
O Óleo essencial da árvore do chá (malaleuca) pode interromper o alastramento desta infecção bacteriana. Este óleo essencial possui poderosas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias que ajudam no combate da infecção e aliviam os sintomas.
Adicione algumas gotas de óleo da árvore do chá à uma colher de sopa de óleo de oliva. Aplique a mistura sobre a área afetada. Deixe ela agir de 20 a 30 minutos, depois remova com água morna. Faça isso 2 ou 3 vezes por dia, por alguns dias.
Alternativamente, adicione algumas gotas de óleo da árvore do chá à uma pequena bacia de água morna. Use a solução para lavar a área afetada algumas vezes diariamente.
Nota: Não consuma o óleo da árvore do chá oralmente, pois isto pode ocasionar efeitos colaterais.
Enviado por Sophia
Extrato de sementes de toranja
O Extrato das sementes da toranja é bastante efetivo na cura do impetigo. Ele possui propriedades antioxidantes e antibacterianas, funcionando como um desinfetante atóxico.
Adicione algumas gotas de extrato de sementes de toranja com duas colheres de sopa de água. Aplique na área afetada com algodão 2 ou 3 vezes por dia. Isto pode causar alguma coceira de início, mas irá curar a infecção logo.
Você também pode tomar suplementos deste extrato duas vezes por dia para acelerar a recuperação. Sempre consulte um médico antes de tomar qualquer suplemento
Enviado por Alice
Alho
O Alho é outro agente anti-infeccioso efetivo com propriedades antibióticas naturais que ajudam a matar a bactéria. Ele também ajuda a aliviar a dor e coceira.
Aqueça 2 colheres de sopa de óleo de gergelim e frite 2 ou 3 dentes de alho picados. Esfrie o resultado e retire o óleo.
Aplique o óleo da fritura na área uma ou duas vezes por dia por alguns dias.
Você também pode adicionar alguns dentes de alho crus à sua dieta. Se for tomar como suplemento, sempre consulte um médico para saber a dosagem correta.
Enviado por Davi
Mel de Manuka
Mel de Manuka possui propriedades antibacterianas, antissépticas e curativas que ajudarão a inibir o crescimento bacteriano que causa impetigo. Ele também acelera o processo de cura de machucados na pele e dá um aumento na sua imunidade.
Espalhe um pouco de mel de manuka na área afetada. Deixe descansar por algumas horas antes de lavar com água morna. Repita o processo algumas vezes diariamente por alguns dias.
Também coma de 1 a 2 colheres de sopa de mel de manuka diariamente para ajudar seu corpo a combater a bactéria.
Enviado por Julia
Hidraste (hydrastis canadensis)
O Hidraste, conhecida como goldenseal, Raiz-Amarela, Raiz-Laranja, e Framboesa-de-Chão, também pode ser utilizada para tratar o impetigo.
Ela possui propriedades tanto antibacterianas quanto antissépticas que podem ajudar a desinfetar bolhas e vermelhidão na pele. A planta também ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
Prepare um copo de chá com a erva, adicionando uma colher de sopa de Hidraste em pó num copo de água quente por 10 minutos.
Coe e espere o chá esfriar. Após isso utilize o chá para limpar a área infectada duas vezes, diariamente por alguns dias.
Alternativamente, aplique creme ou loção de Hidraste na pele infectada 2 ou 3 vezes por dia por uma semana.
Você também pode optar por tomar essa erva como suplemento. Para obter a dosagem correta para você, consulte seu médico.
Enviado por Isabella
Aloe Vera
A aloe vera, babosa, também é uma planta bastante eficaz na cura natural do impetigo devido a suas propriedades reparadoras da pele, antissépticas, anti-inflamatórias e antibacterianas. Os seus antioxidantes aumentam sua imunidade para combater a infecção.
Corte a folha de babosa fresca e extraia o gel interno, como mostra a imagem acima. Aplique diretamente na área afetada e deixe agir por pelo menos 30 minutos. Reaplique 2 ou 3 vezes diariamente por uma semana.
Também beba suco de babosa para aumentar sua imunidade.
Enviado por Lucas
Zinco
O mineral zinco possui um papel essencial na melhoria da nossa imunidade. Ele interage com o processo celular, neutralizando infecções bacterianas e ajuda a equilibrar a resposta imune natural. Também podendo reduzir o risco de impetigo em bebês prematuros.
Um estudo realizado em 2012, publicado no The Pediatric Infectious Disease Journal mostrou um efeito positivo no uso de suplemento pré-natal de zinco para evitar impetigo em recém-nascidos de Bangladesh.
Para ajudar no tratamento, inclua comidas ricas em zinco à sua dieta. Fontes naturais de zinco incluem feijões, nozes, alguns frutos do mar, grãos integrais e cereais enriquecidos.
Você também pode tomar um suplemento de zinco de 15 a 25 mg por dia, para ajudar no combate à infecção. Sempre consulte seu médico antes de tomar suplementos.
Enviado por Giovanna
Mudanças na dieta
Realizar uma dieta saudável vai te ajudar a combater infecções, aumentar a imunidade a ainda promove uma recuperação acelerada.
- Inclua vegetais frescos e sucos de frutas cítricas à sua dieta. Use vegetais e frutas com altos níveis de antioxidantes para ajudar seu corpo à combater a infecção.
- Beba de 2 a 3 copos de suco fresco de maçã diariamente.
- Aumente seu consumo de ômega-3.
- Evite açúcares processados e frituras por algum tempo.
- Reduza ou elimine as carnes vermelhas de sua dieta até que a infecção tenha passado.
- Se certifique de beber uma ampla quantidade de água pelo dia para manter seu corpo hidratado.
Dicas adicionais
– Não toque a pele afetada com frequência.
– Não cutuque ou coce as áreas afetadas por impetigo.
– Lave suas mãos regularmente com sabão antibacteriano e evite compartilhar toalhas.
– Tome banho ou se lave com água morna regularmente.
– Lave as roupas e panos com água quente e seque-os diretamente na luz solar.
– Limpe as áreas de superfície de sua casa com produtos antibacterianos.
– Fique em casa por alguns dias para prevenir o contágio desta infecção de pele para outros.
Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653
A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).
Formação Acadêmica
- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.
Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube
Marcação de consultas 85-99992-2120
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.