Tratamento Caseiro Para Infecção Urinária

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

A infecção urinária deve-se a uma infecção por uma bactéria que afeta o sistema urinário.

Quando afeta apenas o sistema urinário inferior é conhecida por cistite (infecção na bexiga) quando afeta o sistema urinário superior é designada por pielonefrite (infeção do rim).

Sintomas

Os Sintomas de uma infecção urinária inferior incluem dor aquando da micção, e idas frequentes à casa de banho por vontade de urinar, mas não fazer, ou fazer constantemente.

A pielonefrite inclui febre e dores nas costas juntamente com os sintomas da infecção do sistema urinário inferior.

A infecção urinária deve ser diagnosticada por um médico e tratada de acordo com as indicações dele. Mas pode complementar esse tratamento com uma mesinha caseira para a infecção urinaria.

Assim indicamos-lhe um tratamento caseiro para combater inflamações nas vias urinárias à base de chá de uva ursina (uva de urso).

Ingredientes:

• 1 colher de chá de folhas secas de uva-ursina
• 250ml de água

Preparação e Toma do Chá de Uva-Ursina

1. Ferva a água num tacho e depois adicione as folhas de uva-ursina. Mexa bem e tape para não deixar sair o calor durante 15 minutos.

2. Durante esse tempo as propriedades da uva-ursina serão libertadas para a água. Coe o preparado e o chá fica logo pronto a beber.

3. Quem sofre de infeção urinária e pretende aliviar os sintomas usando este chá, deve tomar o chá pelo menos 3 vezes ao dia e continuar o tratamento por mais 3 dias após os sintomas terem desaparecido.

A uva-ursina não é uma planta medicinal qualquer, já que é uma planta bastante reconhecida pelas suas propriedades diuréticas, anti-sépticas e anti-inflamatórias.

Ao tomar o chá de uva-ursina essas propriedades irão complementar o tratamento contra as infecções urinárias aliviando os sintomas mais rapidamente.

Descrição da planta

A planta é um arbusto pequeno, como uma altura de cerca de 30 cm, com folhas sempre verdes que mudam a cada três anos, e pequenos frutos vermelhos de sabor não muito agradável.

Descubra 8 Óleos Essenciais para Tratar Infecções Urinárias

Propriedades terapêuticas da uva de urso

Devido às suas propriedades antibacterianas e diuréticas é normalmente usada como remédio para a cistite, prostatite, uretrite e inflamações / infecções ligeiras do tracto urinário.

É usada como um anti-séptico urinário natural devido ao ingrediente ativo (hidroquinona) que combate as bactérias que se liguam às paredes uroteliais e assim facilita a sua remoção pela urina.

A hidroquinona mostrou excelentes ações anti-inflamatórias no combate á Escherichia coli e Streptococcus.

Têm também sido observados excelentes resultados no tratamento da hipertrofia prostática e da retenção urinária.

Recomendamos » 15 Remédios Caseiros para Retenção Urinária

Recomenda-se a utilização das folhas para infusão, especialmente quando associada com a grama e o tomilho. É sempre aconselhável prescrição médica devido a já terem sido relatados alguns casos de dor de estômago e até envenenamento.

Leia também: 26 Remédios Caseiros para Ascite (Comprovados)