-->Tratamento Caseiro para o Leite Empedrado - Educar Saúde

Tratamento Caseiro para o Leite Empedrado

Publicado em 08/06/2012. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

O leite empedrado (endurecimento da mama), tecnicamente conhecido como ingurgitamento mamário, é um problema muito frequente no inicio do período da amamentação, e é caracterizado pela perda de fluidez no leite, podendo originar a sua acumulação dentro da mama da mãe, afetando assim a produção normal de leite. (1)

Ingurgitamento Mamário

Este problema poderá ter diversas causas, entre elas uma amamentação pouco frequente.

Para impedir o desenvolvimento de problemas mais sérios, é necessário adoptar medidas que previnam e combatam esta anomalia, de modo a permitir ao bebé um processo de amamentação perfeitamente normal.

Tratamento caseiro para o leite empedrado

Para aliviar este problema, poderá começar por aplicar algumas compressas frias sobre as mamas inchadas/endurecidas, de modo a originar a diminuição da produção de leite.

Durante os intervalos da aplicação das compressas, deverá fazer massagens suaves e circulares.

Em casos mais graves, aconselha-se que coloque uma fralda com gelo sobre as mamas, durante um período de tempo não superior a 15 minutos.

Deverá, também, utilizar bombas para a extração do leite em excesso.

Em alternativa, não haverá problema em utilizar as próprias mãos, sendo que o importante é que consiga eficazmente proceder à extracção de leite em excesso.

Após completar todos estes procedimentos, deverá começar a amamentar o mais regularmente possível, pois só assim conseguirá fazer com que o problema de leite empedrado desapareça completamente.

Evite ficar demasiado tempo sem amamentar, pois isso poderá contribuir para o regresso do ingurgitamento.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.