O leite empedrado (endurecimento da mama), tecnicamente conhecido como ingurgitamento mamário, é um problema muito frequente no inicio do período da amamentação, e é caracterizado pela perda de fluidez no leite, podendo originar a sua acumulação dentro da mama da mãe, afetando assim a produção normal de leite. (1)
Este problema poderá ter diversas causas, entre elas uma amamentação pouco frequente.
Para impedir o desenvolvimento de problemas mais sérios, é necessário adoptar medidas que previnam e combatam esta anomalia, de modo a permitir ao bebé um processo de amamentação perfeitamente normal.
Tratamento caseiro para o leite empedrado
Para aliviar este problema, poderá começar por aplicar algumas compressas frias sobre as mamas inchadas/endurecidas, de modo a originar a diminuição da produção de leite.
Durante os intervalos da aplicação das compressas, deverá fazer massagens suaves e circulares.
Em casos mais graves, aconselha-se que coloque uma fralda com gelo sobre as mamas, durante um período de tempo não superior a 15 minutos.
Publicidade
Deverá, também, utilizar bombas para a extração do leite em excesso.
Em alternativa, não haverá problema em utilizar as próprias mãos, sendo que o importante é que consiga eficazmente proceder à extracção de leite em excesso.
Após completar todos estes procedimentos, deverá começar a amamentar o mais regularmente possível, pois só assim conseguirá fazer com que o problema de leite empedrado desapareça completamente.
Evite ficar demasiado tempo sem amamentar, pois isso poderá contribuir para o regresso do ingurgitamento.
Saiba mais sobre: Remédios Caseiros