Tratamento caseiro para poros dilatados

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Existem muitas opções de tratamento para a dilatação dos poros, das mais sofisticadas às mais simples. Dependendo do tipo de pele, a segunda opção costuma apresentar resultados bem satisfatórios.

poros dilatados

Neste caso, um desses tratamentos bem sucedidos utiliza apenas uma máscara facial de argila verde. Mas, é claro que o processo só é eficaz quando a pele passa por uma cuidadosa limpeza de pele.

O segredo do tratamento reside na preparação da referida máscara, rica em compostos que cumprem uma ação adstringente sobre os poros do rosto, deixando-os em segundo plano.

Na sequência, saiba mais sobre os preparativos iniciais que antecedem a aplicação da máscara, e aprenda a fazê-la.

Como preparar um ótimo esfoliante caseiro para retirar as impurezas da pele

Como mencionado anteriormente, para que a máscara de argila apresente o efeito desejado é essencial que a pele esteja livre de impurezas. Isso pode ser obtido através de um esfoliante caseiro e efetivo.

Para prepará-lo, deve-se fazer uma mescla entre um creme com função hidratante de sua preferência e açúcar cristal. Basta medir 2 colheres de sopa de cada um deles e mexer bem, até obter uma textura homogênea.

O esfoliante deve ser aplicado nas duas faces por meio de movimentos circulares, esfregando-se levemente. Os lábios também devem receber o produto. Para removê-lo da pele, o enxague pode ser feito com água em temperatura amena (nem fria, nem quente). Por fim, a pele deve ficar bem seca.

A máscara de argila

Primeiramente, vamos aos ingredientes:

  • Um pouco de água fria
  • 2 colheres (sopa) de argila verde

Preparo e aplicação

Coloque a argila em um recipiente apropriado, como uma cuba, e despeje água até obter uma textura bem consistente. Como referência, pare de verter água assim que a mistura adquirir uma consistência pastosa.

Depois, basta espalhar essa pasta por todo o rosto e deixá-la em repouso durante 10 minutos, tempo necessário para que a máscara aja sobre o rosto. Contudo, tenha cautela antes de aplicá-la, evitando as regiões próximas aos olhos. Cabelos longos devem permanecer presos durante o processo. Finalizado o período para que a máscara surta efeito, ela deve ser removida através de, única e exclusivamente, água morna em profusão.

Como controlar a dilatação dos poros

Cabe salientar que os poros se dilatam devido ao excesso de oleosidade da pele. Logo, é possível evitar que isso ocorra ou, ao menos, reduzir a frequência. Para tanto, a epiderme deve ter a concentração de oleosidade bem regulada, impedindo distúrbios que levem à dilatação dos poros.

É natural que pessoas que detenham um grande volume de oleosidade natural da pele tenham problemas recorrentes quanto aos poros. A solução é realizar esfoliações constantes sobre a pele do rosto durante uma, ou mais vezes, no decorrer da semana.

Além disso, o rosto deve ser lavado diariamente com água em abundância e hidratado com a ajuda de um creme voltado para peles oleosas. Como existem diversos deles disponíveis no mercado, é preciso realizar uma consulta com um dermatologista, responsável por indicar os produtos adequados para cada tipo de pele. Essa cautela também contribui para evitar possíveis reações alérgicas causadas pelo uso de produtos inapropriados.

Finalmente, a lavagem e a subsequente aplicação do creme devem ser diárias. Porém, o hábito de lavar o rosto repetidamente durante o dia deve ser definido após consulta médica, uma vez que essa rotina tende a deixar a pele ainda mais oleosa.

Truques para manter a oleosidade da pele sob controle

Há uma série de medidas diárias que, se adotadas e forem seguidas regularmente, prestam uma valiosa ajuda a prevenir o excesso de oleosidade da pele.

Durante o banho, por exemplo, deve-se evitar expor a pele à água com temperatura excessivamente elevada. Quando muito quente, a água retira a oleosidade natural da epiderme, induzindo o organismo a sintetizar mais óleo. Também é importante se atentar com relação ao sabonete, que deve ser específico para peles muito sensíveis.

Outro cuidado é quanto ao uso de maquiagem. Peles que oferecem brilho em excesso costumam receber produtos em demasia, o que pode acarretar na obstrução dos poros. Para evitar problemas futuros, após o uso a maquiagem deve ser limpa da maneira correta, ou seja, por meio de uma loção com efeito adstringente.

Os cortes de cabelo também influenciam na concentração de óleo sobre a pele do rosto. Desse modo, pessoas com peles muito oleosas devem evitar cortes que deixem a franja sobre a fronte, pois a região acaba acumulando a oleosidade provinda dos fios.

À noite e antes de ir para a cama, é recomendável a utilização de algum produto – geralmente em forma de gel ou loção – que ajude a diminuir o nível de oleosidade da pele. O produto deve ser totalmente removido logo pela manhã. No decorrer do dia, priorize o uso de um filtro solar desenvolvido e destinado às peles que produzem óleo em excesso.

Continuação » 25 Remédios Caseiros para pele oleosa