Tratamento Caseiro para Rouquidão

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653). Publicado em 22 de outubro de 2012

Tratamento Caseiro para Rouquidão:

Sentir a voz diferente é algo que já nos aconteceu a todos. A rouquidão é caracterizada pela disfonia, uma alteração anormal na voz. A voz fica mais áspera, baixa e com maior tensão. A rouquidão pode estar associada a outro tipo de sintomas, como a afonia, isto é, a incapacidade de emitir som e a odinofonia, a dor ao falar. Esforçar a voz e emitir sons mais altos a partir das cordas vocais torna-se quase impossível com a rouquidão.

A origem pode ser diferente, estando a rouquidão relacionada com tudo o que envolve o aparelho vocal: garganta, laringe e cordas vocais. Por isso, uma simples alteração nestes orgãos pode modificar a nossa voz para sempre. A rouqidão não é uma doença, mas sim um sintoma de que algo não está bem em qualquer dos orgãos da voz.

Os casos mais comuns de rouquidão acontecem quando a garganta está inflamada, devido a uma gripe ou constipação. A lesão na voz é progressiva e passageira, podendo demorar até dez dias. Quando ultrapassa essa data e se torna quase permanente, a rouquidão pode ser sintoma de algo pior.

As cordas vocais sofreram alguma alteração ou a garganta não está nas melhores condições. Por isso, nesses casos é aconselhado consultar um médico rapidamente, para prevenir situações de maior gravidade.

Para tratar a rouquidão por inflamação na garganta, o ácido cítrico do limão tem propriedades naturais que podem resolver esse problema, tratando as infecções da garganta.

Basta preparar um chá de limão com um pouco de mel, Use, para fazer o chá, um limão, um copo de água e três colheres de chá de mel. Bata o limão com a casca, lçavado, juntamente com a água no liquidificador e adicione, posteriormente, as três colheres de mel. Beba a solução várias vezes ao dia para sentir o alívio da rouquidão passar.

 

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120

Última atualização da página em 30/10/19