Tratamento da Doença de Sever

Conteúdo revisado por Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704). Última Atualização: 30/10/19

A doença de Sever é um problema de saúde que afeta a cartilagem na zona do calcanhar, provocando dor e dificuldade em correr e caminhar. Esta doença ortopédica surge principalmente entre crianças e jovens até aos 16 anos, afetando especialmente os elementos do sexo feminino.

Continua depois da Publicidade

doença de sever

Não se conhecem muito bem as causas por detrás desta doença, mas geralmente ocorre associado a um crescimento rápido da criança, aliado à prática de desportos de alto impacto.

Neste artigo poderá conhecer um pouco melhor esta doença, nomeadamente os seus sintomas, o seu diagnóstico, e ainda, o tratamento mais adequado para a doença de Sever. Confira.

Sintomas da doença de Sever

O sintoma mais comum da doença de Sever é a dor sentida na zona do calcanhar, especialmente na sua borda, ao caminhar ou correr. Esta dor irá levar a uma alteração do padrão da sua marcha, passando a apoiar o peso do seu corpo na zona lateral do pé. Esta alteração leva depois ao surgimento de outros problemas. Confira de seguida as várias manifestações associadas à doença de Sever:

  • dor na borda do calcanhar ao apoiar o pé;
  • dor ao caminhar e ao correr;
  • edema na zona afetada;
  • ligeiro aumento da temperatura.

Caso nada seja feito, a dor irá persistir e outros problemas irão surgir, como limitação funcional, perda de flexibilidade e encurtamento muscular na parte posterior do membro inferior.

Como diagnosticar a doença de Sever

Quando a dor referida surge e persiste, é sinal de que algo não está bem, devendo por isso dirigir-se a um médico especializado em ortopedia, ou então, a um fisioterapeuta. Para identificar o problema é realizado um exame clínico, e caso seja necessário, são realizados alguns exames. Os exames utilizados para identificar e diagnosticar a doença de Sever são o ultrassom e o raio-X.

Como tratar a Doença de Sever

Caso seja diagnosticada a doença de Sever, o médico ou o fisioterapeuta irão definir o tratamento mais adequado. Este geralmente consiste da toma de medicamentos anti-inflamatórios durante uma semana e tratamento fisioterápico. Além disso, é aconselhado que durante o período de tratamento o paciente utilize palmilhas, de modo a apoiar melhor o pé, e assim, reduzir a dor e o incómodo.

O tratamento fisioterápico é adaptado de pessoa para pessoa, de modo a ajudar a reduzir a dor e a inflamação, e ao mesmo tempo, corrigir os movimentos e a forma de apoiar o pé, alterados devido à dor. Assim, cabe ao fisioterapeuta ensinar o paciente a caminhar de uma forma correta, evitando assim um posicionamento inadequado do pé e consequente criação de outros problemas. As massagens, especialmente em meio aquático, podem ser também muito benéficas para o tratamento, ajudando a aumentar o fluxo sanguíneo na área afetada.

Como uma das consequências da doença de Server é a perda de flexibilidade e o encurtamento muscular, é essencial manter a musculatura da perna forte e tonificada. Por essa razão, são também feitos exercícios de fortalecimento muscular da perna durante o tratamento.

Nalguns casos pode mesmo ser necessária a colocação de gesso, de modo a conseguir imobilizar o pé. O objetivo desta opção é reduzir ao máximo o impacto sobre a zona do calcanhar.

Autores
Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704)

Ortopedista e Traumatologista - CREMEC: 13177 TEOT(SBOT): 12704

O Dr. Davi Marinho de Araújo realizou a sua Graduação na Universidade Federal de Campina Grande, terminando o curso em 26 de abril de 2008. R. Aprigio Veloso, 882-Bodocongó Campina Grande PB (83) 2101 1000

Residência Médica

Ortopedia e Traumatologia : Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Getúlio Vargas (2009,2010,2011) Av.Gen. San Martin-Cordeiro Recife-PE 50630-060.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) - TEOT: 12704

Membro titular da Associação Brasileira Ortopédica de Osteometabolismo (ABOOM), e do Comitê de Doenças Osteometabólicas da SBOT.

Treinamento em cirurgia de Pé e Tornozelo no serviço de Ortopedia e Traumatologia da Clínica Alemana de Santiago-CH, International intership program at Traumatology Department, ankle and foot Unit with MD Cristian Ortiz as tutor.

Treinamento na Especialidade

CURSO INTERNACIONAL AO-HASTES INTRAMEDULARES, realizado no Windsor Barra Hotel Rio de Janeiro RJ, 20 a 21 de maio de 2009.

AO PRINCIPLES OF FRACTURE TREATMENT COURSE, realizado em Fortaleza CE , de 4 a 6 de agosto de 2011.

CURSO AO TRAUMA PE E TORNOZELO, realizado em INDAIATUBA SP, de 24 a 26 de ABRIL de 2014.

CURSO AO TRAUMA AVANÇADO, realizado em RIBEIRAO PRETO SP , de 19 a 22 de AGOSTO de 2015.

Atividades laborais

Hospital Antonio Prudente, Fortaleza CE, atendimento clínico e procedimentos cirúrgicos, departamento de ortopedia e traumatologia, serviço de pé e tornozelo.

Membro titular do comitê de Ética Médica do Hospital Antonio Prudente, Fortaleza - CE, eleito para o atual biênio por processo eleitoral.

Hospital Gastroclinica, Fortaleza CE, atendimento clínico em emergência e procedimentos cirúrgicos.

Governo do Estado do Ceará , Policlínica Regional de Caucaia, médico ortopedista e traumatologista aprovado em concurso público.

Consultório Vittacura: Av Desembargador Moreira, 760 Meireles - Centurion Business Center - sala 809.

Também pode encontrar o Dr. Davi no Linkedin e no Google.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
    Última atualização da página em 30/10/19