-->Tratamento para deformidade de Haglund - Educar Saúde

Tratamento para deformidade de Haglund

Publicado em 12/05/2015. Revisado por Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704) a 18 dezembro 2018

O que é? A deformidade de Haglund é uma inflamação que ocorre entre o calcanhar e o tendão de Aquiles, provocando dor, especialmente com o uso de sapatos mais duros.

Neste artigo poderá conhecer um pouco melhor esta doença: sintomas, tratamento e prevenção. Confira.

deformidade de Haglund - bursite posterior do tendão de Aquiles

Deformidade de Haglund

Também conhecida como síndrome de Haglund, a deformidade de Haglund caracteriza-se pelo alargamento do osso da zona posterior do calcanhar.

Quando este alargamento provoca atrito dessa zona do pé com o calçado, desenvolve-se uma irritação dos tecidos moles que se encontram perto do tendão de Aquiles.

Como resultado, ocorre a inflamação da bursa (bursite), pequena bolsa com líquido que envolve as articulações e que tem como função reduzir o atrito entre os ossos.

Este problema, apesar de mais frequente em jovens do sexo feminino, pode também ocorrer nos homens. A razão de ser mais comum em mulheres está relacionada com a utilização de sapatos apertados e de salto alto.

Sintomas da deformidade de Haglund

A deformidade de Haglund começa a manifestar-se com o aparecimento de um ponto endurecido, ligeiramente avermelhado e sensível, na zona posterior do calcanhar.

Há medida que o problema evolui, esse ponto aumenta de tamanho, tornando-se já proeminente, o que, especialmente quando calçado, leva à sensação de dor.

Este inchaço, causado pela inflamação da bursa, pode mais tarde endurecer e tornar-se permanente, caso nada seja feito e o problema se torne crônico.

Publicidade

Tratamento para deformidade de Haglund

O tratamento para a deformidade de Haglund pode ser não cirúrgico ou cirúrgico. Na maior parte dos casos, o primeiro é suficiente para reduzir a inflamação da bursa e tratar o problema.

No entanto, nalguns casos, mesmo que o tratamento não cirúrgico seja suficiente para tratar os sintomas dolorosos, por vezes o osso pode já estar saliente, sendo então necessária uma intervenção cirúrgica para a remover.

Confira de seguida em que consiste o tratamento não cirúrgico para a inflamação:

– Uma das estratégias iniciais é reduzir a pressão sobre a zona afetada, aliviando assim a dor e prevenindo o agravamento da inflamação.

Para isso deve adaptar a posição do pé dentro do sapato ou trocar o calçado que pressione o calcanhar. Podem também ser colocados elevadores de calcanhar, com a função de reduzir a pressão sobre ele.

Publicidade

– O tratamento inclui a toma de medicação analgésica e anti-inflamatória, para ajudar a aliviar a dor e a diminuir a inflamação.

– A crioterapia, isto é a aplicação de gelo na zona inflamada, ajuda também no alívio dos sintomas e na diminuição da bursite.

Pode fazer este tratamento em casa, usando uma bolsa de gelo, ou então, um pacote de ervilhas congeladas (que facilmente se molda ao local), aplicando duas vezes ao dia, durante cerca de 15 minutos.

– Para facilitar o processo de tratamento, é recomendado o uso de sapatos confortáveis, com um forro macio na zona do calcanhar, de modo a reduzir o atrito e a irritação enquanto caminha.

Deve ainda preferir calçado com um salto plataforma, nem muito alto, mas também, que não seja muito baixo.

Publicidade

– O médico pode prescrever sessões de fisioterapia, onde além de terapia de frio e de calor, e de outros tratamentos para reduzir a inflamação, são também realizados exercícios de alongamento.

– Na fase em que a inflamação está já a diminuir, é também útil aplicar bolsas de água morna na região afetada, duas vezes ao dia, durante cerca de 15 minutos.

Quando a realização do tratamento não cirúrgico não é suficiente para aliviar os sintomas e tratar o problema, pode então ser necessário recorrer à cirurgia.

Mas, como referimos em cima, mesmo que as formas de tratamento referidas atrás consigam controlar os sintomas, por vezes o alargamento ósseo é demasiado grande, obrigando a um procedimento cirúrgico para remover a saliência formada.

Como prevenir o surgimento do problema

A deformidade pode ser prevenida, devendo para isso adotar algumas medidas simples. No entanto, estes cuidados são igualmente úteis para quem já sofreu com este problema, e pretende evitar o seu ressurgimento.

Confira de seguida como prevenir o aparecimento da doença:

  • utilização de arcos de suporte;
  • evitar correr em superfícies duras;
  • utilização de calçado confortável, macio, e preferencialmente, sem saltos, ou com um salto pequeno;
  • alongamentos regulares, e sempre após um treino.
Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704)

Ortopedista e Traumatologista - CREMEC: 13177 TEOT(SBOT): 12704

O Dr. Davi Marinho de Araújo realizou a sua Graduação na Universidade Federal de Campina Grande, terminando o curso em 26 de abril de 2008. R. Aprigio Veloso, 882-Bodocongó Campina Grande PB (83) 2101 1000

Residência Médica

Ortopedia e Traumatologia : Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Getúlio Vargas (2009,2010,2011) Av.Gen. San Martin-Cordeiro Recife-PE 50630-060.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) - TEOT: 12704

Membro titular da Associação Brasileira Ortopédica de Osteometabolismo (ABOOM), e do Comitê de Doenças Osteometabólicas da SBOT.

Treinamento em cirurgia de Pé e Tornozelo no serviço de Ortopedia e Traumatologia da Clínica Alemana de Santiago-CH, International intership program at Traumatology Department, ankle and foot Unit with MD Cristian Ortiz as tutor.

Treinamento na Especialidade

CURSO INTERNACIONAL AO-HASTES INTRAMEDULARES, realizado no Windsor Barra Hotel Rio de Janeiro RJ, 20 a 21 de maio de 2009.

AO PRINCIPLES OF FRACTURE TREATMENT COURSE, realizado em Fortaleza CE , de 4 a 6 de agosto de 2011.

CURSO AO TRAUMA PE E TORNOZELO, realizado em INDAIATUBA SP, de 24 a 26 de ABRIL de 2014.

CURSO AO TRAUMA AVANÇADO, realizado em RIBEIRAO PRETO SP , de 19 a 22 de AGOSTO de 2015.

Atividades laborais

Hospital Antonio Prudente, Fortaleza CE, atendimento clínico e procedimentos cirúrgicos, departamento de ortopedia e traumatologia, serviço de pé e tornozelo.

Membro titular do comitê de Ética Médica do Hospital Antonio Prudente, Fortaleza - CE, eleito para o atual biênio por processo eleitoral.

Hospital Gastroclinica, Fortaleza CE, atendimento clínico em emergência e procedimentos cirúrgicos.

Governo do Estado do Ceará , Policlínica Regional de Caucaia, médico ortopedista e traumatologista aprovado em concurso público.

Consultório Vittacura: Av Desembargador Moreira, 760 Meireles - Centurion Business Center - sala 809.

Também pode encontrar o Dr. Davi no Linkedin e no Google.

Publicidade