-->Tratamento para Dor na Articulação Temporomandibular (ATM) - Educar Saúde

Tratamento para Dor na Articulação Temporomandibular (ATM)

Publicado em 02/05/2015. Revisado por Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704) a 18 dezembro 2018

A ATM é a articulação temporomandibular, que se localiza na zona da boca, e que tem uma função importante na sua ação.

Articulação Temporomandibular ATM

Quando existe um funcionamento anormal desta articulação, e também das várias estruturas em seu redor, como músculos de mastigação, ligamentos, dentes, estrutura de suporte dos dentes e ossos do maxilar e da mandíbula, diz-se que existe uma disfunção da articulação temporomandibular, manifestando-se através de vários sintomas desconfortáveis e dolorosos. Conheça melhor as causas e sintomas deste problema, e ainda, qual o tratamento para dor na ATM. Confira.

Causas da dor na Articulação Temporomandibular (ATM)

A dor na ATM pode ter várias causas na sua origem, estando geralmente relacionada com alguns hábitos comuns, como por exemplo ranger os dentes, roer as unhas, apertar muito os dentes, stress em excesso, etc.

Há no entanto muitas outras situações que podem levar ao surgimento de dor na ATM. Confira de seguida uma lista completa das várias possíveis causas deste problema:

  • apertar os dentes;
  • bruxismo (ranger ou fender os dentes);
  • roer unhas;
  • mastigar pastilha elástica;
  • postura da cabeça (virada para a frente);
  • prender o telefone com o queixo;
  • depressão e ansiedade;
  • mastigação;
  • dentes muito tortos;
  • morder os lábios.

Apertar muito os dentes pode ser um hábito instintivo, especialmente em situações mais stressantes, onde existe um sentimento de revolta ou de raiva.

No entanto, algumas pessoas têm este hábito sem o saberem, rangendo os dentes durante o sono.

O bruxismo excêntrico é assim o hábito noturno de ranger os dentes durante o sono, podendo no entanto também ocorrer durante o dia.

Sintomas da disfunção da Articulação Temporomandibular (ATM)

Quando a ATM funciona de uma forma deficiente, devido a uma das causas anteriores, podem surgir vários sintomas dolorosos e desconfortáveis. Estes incluem:

  • dentes desgastados;
  • ao abrir a boca, a mandíbula desviar-se para um dos lados;
  • dores de cabeça no final do dia e ao acordar;
  • dor na cara durante o movimento de fechar e abrir a boca, que se torna pior durante a mastigação;
  • estalos ao abrir a boca;
  • dificuldade ou incapacidade em abrir totalmente a boca;
  • sentir a cara cansada durante o dia;
  • ter um dos lados do rosto mais inchado que o outro;
  • zumbidos;
  • vertigens.

As dores de cabeça, apesar de não estarem diretamente relacionadas com o comprometimento da Articulação Temporomandibular (ATM), surgem pelo facto de os músculos da face e os músculos responsáveis pela mastigação estarem constantemente a serem estimulados. É assim um problema que gera bastante desconforto e dor.

A dor na ATM, apesar de poder afetar elementos de ambos os sexos, e em qualquer faixa etária, é muito mais frequente em mulheres, e em idades compreendidas entre os 30 e os 40 anos.

Tratamento para dor na Articulação Temporomandibular

Para tratar a dor na ATM, o primeiro passo é perceber qual a causa que está a provocar o problema.

Assim, quando a origem da dor encontra-se num hábito frequente, este deve ser evitado, de modo a impedir o funcionamento deficiente da ATM.

Hábitos como roer as unhas, apertar os dentes, ranger os dentes, postura errada, etc., devem assim ser evitados, melhorando dessa forma o problema e aliviando gradualmente os sintomas.

Durante a fase mais dolorosa, o médico irá recomendar a toma de analgésicos, e ainda, tratamento fisioterapêutico. As sessões de fisioterapia irão promover o regresso ao funcionamento normal da ATM, sendo orientadas por um fisioterapeuta especializado em disfunções na ATM.

Para as pessoas cuja causa está relacionada com a postura errada da cabeça, com a coluna cervical envolvida, pode ser importante realizar algumas sessões de osteopatia.

Estas sessões terão como função, não só realinhar e reposicionar as articulações da mandíbula e da cervical, mas também, reduzir a sua inflamação.

Para aquelas pessoas que têm bruxismo, rangendo os dentes durante o sono, existem umas placas próprias, feitas em acrílico e à medida para a boca do paciente, que irão impedir o desgaste dos dentes e o comprometimento da articulação temporomandibular. Esta placa apenas tem de ser usada durante a noite.

cirurgias para disfunções da Articulação Temporomandibular (ATM)

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704)

Ortopedista e Traumatologista - CREMEC: 13177 TEOT(SBOT): 12704

O Dr. Davi Marinho de Araújo realizou a sua Graduação na Universidade Federal de Campina Grande, terminando o curso em 26 de abril de 2008. R. Aprigio Veloso, 882-Bodocongó Campina Grande PB (83) 2101 1000

Residência Médica

Ortopedia e Traumatologia : Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Getúlio Vargas (2009,2010,2011) Av.Gen. San Martin-Cordeiro Recife-PE 50630-060.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) - TEOT: 12704

Membro titular da Associação Brasileira Ortopédica de Osteometabolismo (ABOOM), e do Comitê de Doenças Osteometabólicas da SBOT.

Treinamento em cirurgia de Pé e Tornozelo no serviço de Ortopedia e Traumatologia da Clínica Alemana de Santiago-CH, International intership program at Traumatology Department, ankle and foot Unit with MD Cristian Ortiz as tutor.

Treinamento na Especialidade

CURSO INTERNACIONAL AO-HASTES INTRAMEDULARES, realizado no Windsor Barra Hotel Rio de Janeiro RJ, 20 a 21 de maio de 2009.

AO PRINCIPLES OF FRACTURE TREATMENT COURSE, realizado em Fortaleza CE , de 4 a 6 de agosto de 2011.

CURSO AO TRAUMA PE E TORNOZELO, realizado em INDAIATUBA SP, de 24 a 26 de ABRIL de 2014.

CURSO AO TRAUMA AVANÇADO, realizado em RIBEIRAO PRETO SP , de 19 a 22 de AGOSTO de 2015.

Atividades laborais

Hospital Antonio Prudente, Fortaleza CE, atendimento clínico e procedimentos cirúrgicos, departamento de ortopedia e traumatologia, serviço de pé e tornozelo.

Membro titular do comitê de Ética Médica do Hospital Antonio Prudente, Fortaleza - CE, eleito para o atual biênio por processo eleitoral.

Hospital Gastroclinica, Fortaleza CE, atendimento clínico em emergência e procedimentos cirúrgicos.

Governo do Estado do Ceará , Policlínica Regional de Caucaia, médico ortopedista e traumatologista aprovado em concurso público.

Consultório Vittacura: Av Desembargador Moreira, 760 Meireles - Centurion Business Center - sala 809.

Também pode encontrar o Dr. Davi no Linkedin e no Google.