A queda de cabelo é um fenómeno muito comum e que ocorre em praticamente todos os animais que têm pelo. Logo o facto de o cabelo ser renovado com o tempo propicia o facto de este poder cair facilmente, precisamente para propiciar esse processo de renovação.
Este problema não ocorre com a mesma frequência em todas as pessoas, sendo que há pessoas que têm mais queda de cabelo do que outras.
Igualmente, é mais frequente a queda de cabelo nas mulheres, por utilizarem geralmente o cabelo mais comprido, o que irá fragilizá-lo.
Especialmente em algumas alturas do ano, mais precisamente naquelas em que o cabelo poderá estar exposto a mais agressões (como o sol, por exemplo), a queda de cabelo é um problema que se torna significativo.
A queda de cabelo é sempre desagradável, e em casos extremos pode mesmo ter um impacto significativo no nosso aspeto e aparência física.
Tratamento Natural Contra Queda de Cabelo
Embora existam tratamentos vendidos nas farmácias ou realizados nos salões de cabeleireiro para evitar a queda de cabelo, podemos recorrer a um tratamento natural que terá bons resultados em atenuar esta queda.
Nomeadamente, recorrendo ao extrato de jaborandi. O jaborandi (Pilocarpus microphyllus) possui propriedades que agem no couro cabeludo, fortalecem o cabelo, e estimulam o seu crescimento.
Vejamos então os ingredientes, modo de preparo e posologia de um tratamento natural baseado no extrato de jaborandi.
Ingredientes
- Shampoo neutro (com a menor quantidade de químicos possível);
- Extrato de jaborandi.
Modo de Preparo
A ideia de preparo deste tratamento será a de adicionar algumas gotas de extrato de jaborandi ao shampoo, e misturar. Idealmente, deveremos utilizar uma medida do conta-gotas do extrato de jaborandi por cada 100 mL de shampoo.
Posologia
Deverá lavar o cabelo com o shampoo aqui preparado entre 2 a 3 vezes por semana, tendo o especial cuidado de massajar bem o couro cabeludo, para que a ação do jaborandi seja mais eficaz. Evite lavar o cabelo mais vezes do que aqui recomendado, porque lavar o cabelo demasiadas vezes também o estraga e consequentemente propicia a sua queda.
Publicidade
No Inverno, por exemplo, pode não se justificar lavar o cabelo tantas vezes, dado que há menos tendência à transpiração e a agressões externas.
Para complementar este tratamento, poderá e deverá ainda consumir alimentos que sejam ricos em ferro, pois este elemento propicia o crescimento do cabelo e ajuda a que este cresca de uma forma mais saudável e mais forte, o que fará com que este tenha muito menos tendência para cair.
Saiba mais sobre: Remédios Caseiros