Tratamento Natural para a Gripe com Mel e Canela

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista) a 19 novembro 2018 - Publicado a 9 de setembro de 2012

É conhecida como uma das doenças mais comuns que afecta o ser humano.

Apesar desse estigma, a gripe pode causar sérias complicações e devem ser conhecidas quais as suas causas e quais os sintomas que a ela estão associados. Só assim será mais fácil perceber o diagnóstico e o tratamento, para se livrar da gripe o mais rápido possível.

Ler: Xarope de Cenoura para Gripe

Características

A gripe é caracterizada por ser uma infecção do sistema respiratório, onde os principais sintomas associados são a febre alta (acima de 38ºC), dores de cabeça, de garganta e musculares e tosse seca.

É muitas vezes confundida com a constipação e vice-versa, mas o facto é que uma leve constipação pode evoluir para uma indesejada gripe.

Riscos

Se esta não for rapidamente tratada, a infecção respiratória poderá alargar-se aos pulmões e desenvolver a pneumonia.

Este vírus, conhecido como o vírus Influenza, aparece de repente.

Pode ser através de contágio directo com alguém com a mesma doença ou ser provocado pelas adversidades a que o corpo está exposto, sobretudo, durante o Inverno.

Antes do início desta época mais fria, é recomendado, a crianças e idosos, mais vulneráveis a este tipo de doenças contagiosas, a toma da vacina contra a gripe, que tem demonstrado ser bastante eficaz.

Se tem gripe e precisa de recuperar rapidamente, o repouso e a toma de analgésicos e antitérmicos, para o alívio da dor e da febre são os métodos mais aconselhados.

Além disso, deve sempre beber bebidas quentes, para regressar à temperatura normal do corpo.

Tratamento Natural para a Gripe com Mel e Canela

A canela e o mel são conhecidos pelas suas propriedades antigripais, por isso, faça um chá com estes dois ingredientes, bebendo oito a 12 copos por dia.

Basta colocar numa panela 500 ml de água com três paus de canela e deixar ferver durante 15 minutos.

Deixe arrefecer o chá e beba sempre que puder, adoçando o chá com mel de abelhas, conhecido pelas suas propriedades expectorantes.