Tratamento Natural para Candidíase

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista) a 19 novembro 2018 - Publicado a 15 de julho de 2014

A candidíase é uma doença que tem origem numa infeção, que é causada geralmente por um fungo da família da bactéria candida albicans.

bicarbonato de sódio

Esta doença é uma doença que poderá afetar tanto homens como mulheres, e manifesta-se através da irritação das zonas genitais do paciente. Esta irritação poderá ser mais ou menos frequente, e mais ou menos severa, dependendo do paciente e da proliferação da infeção.

No entanto, é importante ressalvar que o aparecimento de candidíase é muito mais frequente nas mulheres do que nos homens. Igualmente, os seus sintomas são muito mais notórios, incomodativos, e potencialmente mais graves.

Este problema, devido ao facto de ser cada vais comum (por diversos fatores), possui também cada vez mais tratamentos e a discussão sobre o mesmo é mais frequente.

Igualmente, a própria evolução da sociedade a nível cultural e ao nível de ideologia fizeram com que este se tornasse um assunto menos tabu, o que também ajudou ao desenvolvimento de novas formas de o resolver.

Tratamento Natural para Candidíase

candidiase mamária, erupção causada por infecção por Candida albicans

Para além das prescrições médicas comuns e dos tratamentos existentes nas farmácias, existem já formas de tratar naturalmente e em casa a candidíase. Para além destes tratamentos serem naturais, têm ainda a vantagem de poderem ser realizados num ambiente mais íntimo e no conforto do seu lar.

Vejamos um tratamento natural preparado à base de bicarbonato de sódio. Este, devido às suas propriedades, irá ajudar a alcanizar o pH da zona genital (da vagina, neste caso). Esta alcanização do pH da zona genital é bastante importante para conseguir evitar a proliferação do fungo que causa esta infeção.

Sendo assim, passemos então a falar sobre os ingredientes, modo de preparo e posologia deste tratamento natural.

Ingredientes

  • 1 L de água (fervida e deixada a arrefer);
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio.

Modo de Preparo

Para preparar este tratamento natural basta juntar os dois ingredientes referidos, e colocá-los num recipiente onde possa mais tarde sentar-se no mesmo.

Posologia

Para aplicar este tratamento natural, deverá efetuar a lavagem da zona genital com a solução agora preparada, de uma forma cuidadosa.

Antes de realizar a lavagem com a solução de bicarbonato de sódio, deverá previamente efetuar uma primeira lavagem com água corrente.

Depois de lavar a zona afetada (a zona genital) com o bicarbonato de sódio, deverá depois sentar-se no recipiente onde possui este remédio entre 15 a 20 minutos.

Recomenda-se que este processo seja repetido cerca de duas vezes por dia, e executado enquanto houver persistência dos sintomas da candidíase.

» Conheça 7 Sintomas de Fungos Candida (e como se livrar deles)

Para além do bicarbonato de sódio, poderá opcionalmente utilizar em vez deste o citrato de potássio ou o bicarbonato de potássio, que serão igualmente capazes de alcanizar a zona genital.

Continuação » Candidíase na Mama