Tratamento natural para diverticulite

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Tratamento natural para a diverticulite: Como sabemos, são cada vez mais as pessoas que tendem a recorrer a métodos naturais que as ajudem no tratamento dos seus problemas de saúde. Desta forma queremos dar-lhe a conhecer um simples tratamento natural que o ajudará a colmatar os problemas de diverticulite.

Chá de camomila com valeriana

Com um simples chá de camomila com valeriana irá conseguir atenuar ou eliminar totalmente a diverticulite. Essencialmente este tratamento consiste na ingestão diária de três chávenas de chá de camomila com valeriana, devendo estas ser tomadas entre a realização das suas refeições diárias.

Para fazer o chá de camomila com valeriana, vai necessitar de 500 ml de água e de um preparado de ervas secas, devendo este ser comporto por 20 gramas de folhas de valeriana e 20 gramas de folhas de camomila.

Para preparar este chá deverá começar por colocar o preparado de folhas secas de camomila e de valeriana numa cafeteira, em seguida deve adicionar os 500 ml de água, depois tape a cafeteira, leve ao lume e deixe ferver o preparado durante um período de 10 minutos a 15 minutos. Findo este tempo deixe o chá esfriar. Após esfriar, coe o chá e pode começar logo o seu tratamento. No entanto para que este tratamento surta os efeitos que deseja é fundamental que não adocique este chá, caso contrário o seu tratamento poderá não ser tão satisfatório.

O que torna o chá de camomila com valeriana um bom tratamento para a diverticulite

Tendo em conta que a valeriana é uma erva com propriedades relaxantes, anticonvulsivas e antiespasmódicas e por sua vez a camomila tem componentes cicatrizantes, calmantes, tonificantes e tal como a valeriana possui componentes antiespasmódicos, estas duas ervas quando utilizadas em conjunto são uma das melhores soluções para o tratamento da diverticulite, pois os seus componentes são ideais para o combate de problemas gastrointestinais.

Porém para além da utilização deste chá no tratamento da diverticulite, é fundamental que tenha acompanhamento médico, para que este lhe indique outros tratamentos que levem a que o seu problema de diverticulite seja eliminado mais rápido.