Tratamento Natural para Dor Muscular

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

As dores musculares são um dos problemas mais frequentes que podem afetar a nossa vida quotidiana.

dores musculares

Por um lado, são um problema muito frequente junto de atletas de alta competição, devido à elevada carga física a que o nosso corpo está sujeito perante estas situações.

Para além disso, mesmo para quem pratique desportos regularmente sem ser em alta competição, pode vir a sofrer com dores musculares.

Qualquer tipo de exercício físico poderá implicar este tipo de dores, embora alguns exercícios sejam mais propícios a isso que outros. Igualmente o organismo de cada um de nós pode tornar estas dores mais ou menos frequentes, e mais ou menos intensas.

Em algumas situações, as dores musculares até se podem apresentar como um bom sinal, dado que representam a rotura (positiva) dos tecidos musculares, que levarão à sua reconstrução. É isto que acontece no treino de ginásio, por exemplo.

De qualquer modo, seja qual for a sua causa, as dores musculares são incomodativas, e por isso importa que as consigamos tratar e conseguir aliviar a sua intensidade.

Existe um remédio natural, feito à base de vinagre, que se apresenta como um bom tratamento natural para a dor muscular.

Vejamos então os ingredientes, modo de preparo e posologia deste tratamento natural.

Ingredientes

  • Metade de um copo de água;
  • Um pano ou uma gaze;
  • 2 colheres (de chá) de vinagre.

Modo de Preparo

Para preparar este tratamento natural, deverá introduzir as duas colheres de vinagre no copo de água. A água deve estar morna, mas não fervente.

Posologia

Depois de preparada a solução, a ideia será ensopar um pano ou gazes na região onde sente a dor muscular, para a aliviar.

Para além deste tratamento natural, geralmente aconselha-se a aplicação de gelo ou calor na região afetada, pois isso irá diminuir a inflamação e consequentemente aliviar as dores.

No entanto, o tratamento aqui apresentado é bastante eficaz, e para além disso representa um baixo custo e pode ser preparado com ingredientes que temos normalmente em nossa casa, sem necessidade de comprar nada de novo em específico.