Tratamento Natural para Hepatite

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

A hepatite é uma doença que afeta o fígado, que é um órgão cujo correto funcionamento é muito importante na estabilidade de todo o organismo.

alcachofra

Na prática, a hepatite (seja qual for o seu tipo) é uma inflamação do fígado, que poderá ter diferentes níveis de gravidade e diferentes impactos, dependendo do paciente e das causas do seu aparecimento.

Geralmente a hepatite é causada por uma infeção por vírus, sendo que alguns tipos de drogas medicamentosas poderão também propiciar o aparecimento de uma doença deste género. Em casos mais raros a hepatite pode ter uma origem auto-imune, surgindo através de mecanismos de defesa do organismo.

Existem vários tipos de hepatites, sendo as hepatites A, B e C as mais conhecidas e aquelas que geralmente mais se encontram com alguma frequência.

Alguns dos tipos de hepatite existente são crónicas, não tendo cura, e podendo apenas trabalhar-se no sentido de atenuar os seus sintomas mas não de eliminar a doença.

Em qualquer dos casos, felizmente existem tratamentos naturais para ajudar no tratamento da hepatite. Falaremos aqui de um tratamento natural preparado à base de alcachofra.

A alcachofra possui propriedades interessantes, porque tem um efeito que ajuda a eliminar intoxicações, e possui também propriedades depurativas para o fígado.

Vejamos então os ingredientes, modo de preparo e posologia deste tratamento natural.

Ingredientes

  • 1 L de água;
  • 3 colheres (de sopa) de alcachofra (folhas secas).

Modo de Preparo

Para preparar este tratamento natural, deverá juntar os ingredientes numa panela e deixá-la ferver. Depois de ferver durante alguns minutos (poucos), deverá tapar a panela e deixar arrefecer um pouco. No final, deverá coar o remédio preparado.

Posologia

Deverá beber o remédio (chá) preparado cerca de 3 a 4 vezes por cada dia, durante o tratamento.

Para além do remédio natural aqui referido, importa também que adote um estilo de vida calmo, evite esforços físicos, siga bem as recomendações do seu médico, e ingira muita água.