Tratamento Natural para Herpes Genital

Revisão Clínica: Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653). Atualizado: 09/09/24

O herpes genital é uma doença que é transmitida através do contacto sexual, e que afeta geralmente a pele que está em redor da zona genital.

Continua depois da Publicidade

chá

Existem duas variantes principais do herpes: o herpes genital e o herpes da boca (que afeta geralmente a zona dos lábios). Em alguns tipos de vírus o herpes pode ser transmissível da boca para o órgão genital, por exemplo, através de contacto oral com a zona genital.

Esta doença é causada por dois vírus principais, nomeadamente o HSV2 e o HSV-1.

O que torna esta doença caracteristicamente mais complicada de prevenir, à semelhança de outro tipo de doenças sexualmente transmissíveis, é que necessitamos logicamente de confiar no nosso parceiro ou recorrer a exames médicos.

Isto é especialmente importante porque o herpes pode ser transmitido por algum indivíduo mesmo que este não tenha a doença ativa no presente momento. Assim é importante garantir que também no passado não há históricos de doenças deste género.

Para além deste tipo de cuidados que devemos ter ao nível do envolvimento sexual, também a utilização do preservativo (se for de latex) ajuda a evitar este problema.

No caso de infecção é importante iniciar de forma rápida algum tipo de tratamento, e existem medicamentos que podem ser prescritos pelo seu médico ou farmacêutico para o efeito.

É importante que se inicie o tratamento da forma mais precoce possível, pois podem haver possíveis complicações que podem agravar ainda mais o problema e evoluir para um estado em que podem surgir ainda outras doenças.

Tratamento Natural para Herpes Genital

Para além dos medicamentos já aqui referidos como forma de combate o herpes genital, existem ainda tratamentos caseiros que podemos preparar em casa e que nos podem ajudar a eliminar ou combater os sintomas mais significativos deste problema.

O remédio natural que aqui iremos abordar baseia-se no chá preto. Este é um ótimo elemento a utilizar nestas situações porque tem propriedades desinfetantes, antivirais e anti-inflamatórias. Deste modo, irão ajudar de forma significativa a eliminar os sintomas da doença e a proteger contra a reincidência da infeção.

No entanto, antes de prosseguirmos, é relevante mencionar que este tipo de tratamento não dispensa o tratamento médico, mas deve ser sim utilizado como um reforço.

Vejamos então os ingredientes, modo de preparo e aplicação deste tratamento natural.

Ingredientes

  • 0,5 L de água;
  • 2 saquetas de chá preto;
  • Compressas (preferencialmente de algodão).

Modo de Preparo

Continua depois da Publicidade

Primeiro que tudo, devemos encontrar um recipiente onde preparar este tratamento. O ideal será utilizarmos uma panela.

Depois, devemos juntar a água com o chá preto dentro desse mesmo recipiente. De seguida ferve-se o recipiente (daí dever ser preferencialmente uma panela) durante alguns minutos.

No final, vamos retirar as saquetas do chá, que serão utilizadas para o tratamento.

Aplicação

Depois de retiradas as saquetas da fervura, devemos aplicá-las diretamente na zona infetada, assim que estiverem a uma temperatura que consigamos suportar. Deixei-os na zona infetada durante pelo menos 5 minutos.

As compressas de algodão são aqui utilizadas para irmos removendo o excesso de água que possa surgir.

Este processo deve ser feito cerca de três vezes ao dia, e é muito mais eficaz quando aplicado logo no início dos primeiros sintomas.

Para além do tratamento aqui indicado e de todas as medidas de prevenção já mencionadas, devemos tentar levar um estilo de vida mais saudável, e evitar o tabaco e o álcool, de fora a termos o nosso sistema imunitário mais reforçado.

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 09/09/24