Tratamento natural para problemas no fígado

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Tratamento natural para problemas no fígado: Os nossos antepassados acreditavam que o fígado era um órgão essencial no corpo humano e que, se tudo estivesse bem com o fígado, a pessoa estaria saudável. Existia também quem fizesse a associação entre mau humor e problemas no fígado.

Crenças erradas, ou não, todos pareciam dar a este órgão a devida importância no bastante complexo organismo humano, colocando-o acima de muitos outros.

Mas é comum que apareçam problemas devido a uma sociedade cada vez mais sedentária e mal alimentada. Por isso, para reparar problemas de fígado, trazemos duas plantas: o boldo e o ginseng.

O tratamento à base de boldo trará benefícios a nível digestivo, a nível intestinal (prisão de ventre e obstipação) e no funcionamento do fígado e vesícula biliar, mas não deve ser ingerido por mulheres grávidas ou a planear engravidar.

Caso não esteja nas condições acima, prepare o chá colocando as folhas de boldo em água a ferver e repousar num recipiente tapado durante 10 minutos. Tome três vezes por dia, mas não prolongue demasiado este tratamento sem consultar o seu médico, podendo este causar problemas no sistema nervoso, vómitos e diarreia quando tomado em excesso.

Um outro tratamento, este à base de ginseng, bastante eficaz a eliminar toxinas e a regular o funcionamento do fígado, que deve ser acompanhado por uma alimentação saudável e exercício físico, é o chá de raiz de ginseng.

Irá necessitar de raiz de ginseng (1 colher de sobremesa) e água. Coloque a água a ferver. Depois coloque a água e o ginseng num local que possa cobrir, enquanto repousa por uns minutos. Após isso, apenas será necessário coar o chá antes de beber. O chá de ginseng deve ser tomado uma vez em jejum e outra antes de jantar.

Ambos os chás devem ser acompanhados por uma dieta e estilo de vida saudáveis, precisando tomar especial cuidado com as contraindicações do chá de boldo.