Tratamento natural para sinusite

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Tratamento natural para sinusite: A sinusite é uma doença inflamatória das vias superiores que é originada, normalmente, por infeção ou alergia. Esta doença pode também classificar-se de acordo com a duração como aguda, sub-aguda, crónica e aguda recorrente. Além disso causa febre, dores de cabeça, nariz entupido e espirros são sintomas bastante desagradáveis e que transtornam uma vida quotidiana normal, originados pela sinusite.

Mas vamos dar-lhe algumas armas para combater estes sintomas, não deixando que afetem a sua vida.

Um dos tratamentos que alivia os sintomas mas não resolve por si só, necessitando recorrer à medicina convencional para tratar a infeção, é o vapor de eucalipto. É muito fácil de preparar, conseguindo obter todos os ingredientes da natureza.

Irá precisar de folhas de eucalipto, sal grosso (3 colheres) e água (1 litro). Todos os itens devem ser colocados no lume até ferver. Depois deve colocar a cabeça sobre a panela e respirar o vapor por cerca de 15 minutos, sabendo que obterá melhores resultados se fizer o tratamento imediatamente antes de se deitar. Deve ter cuidado para não apanhar frio e observará melhoras não só na sinusite, como também na tosse, expetoração e gripe.

Outra das soluções para o combate à sinusite é o xarope caseiro de cebola e agriões. Apesar de exigir mais trabalho que o anterior, este tratamento é muito fácil de fazer.

Precisará de um molho de agriões, três cebolas e um quilograma de açúcar mascavado. De seguida, comece por picar os agriões e as cebolas muito bem picados. Meta tudo num recipiente que possa ir ao forno e junte-lhe o açúcar mascavado, misturando bem. Seguidamente, o recipiente deverá ir ao forno durante uma hora. Quando estiver pronto deverá espremer e será esse o xarope que deve tomar quatro vezes ao dia.

Guarde este xarope num frasco que não deixe passar a luz e faça o tratamento durante um mês. Ao fim deste tempo já não terá sinusite.