Tratamento para Alergia nos Olhos

Revisado por Equipe Editorial a 24 outubro 2018

A alergia nos olhos é uma inflamação provocada por algum agente ao qual se é alérgico. Pólen, pó, alimentos, entre outros, quando entram em contato com o seu organismo, provocam uma reação exagerada do sistema imunitário, causando diversas manifestações.

Foto de ceratoconjuntivite atópica

 

No caso dos olhos, estes ficam a arder, inchados, vermelhos e a lacrimejar. Neste artigo poderá conhecer qual o tratamento médico para alergia nos olhos, bem como um tratamento caseiro para ajudar a aliviar os sintomas.

Tratamento para Alergia nos Olhos

O alérgeno, ou agente alérgico, causador da reação nos olhos, deve antes de mais ser evitado. Ao terminar o contato com essa substância, a razão para a reação alérgica desaparece. Se não sabe qual é a substância que provocou essa reação, deve tentar descobri-la, ou então, consultar um médico alergologista para fazer um teste específico.

Existem várias substâncias que podem causar esta reação, desde agentes alérgicos, até substâncias irritativas (como a utilização de cremes muito perto dos olhos, ou de maquiagem não adequada para essa zona).

Além de evitar a substância responsável, deve ainda falar com um médico oftalmologista, que lhe irá prescrever um medicamento antialérgico.

Apesar de a alergia tender a desaparecer com a eliminação do agente causador, deve no entanto consultar um médico oftalmologista para definir a melhor forma de lidar com a alergia. Juntamente com a medicação antialérgica, deve também proceder à correta limpeza dos olhos, para hidratar essa zona e retirar quaisquer vestígios do agente alérgico.

Há ainda casos onde a alergia nos olhos tem como causa uma conjuntivite alérgica. Nestas situações, é normal o médico oftalmologista prescrever também medicamentos corticosteroides.

Tratamento caseiro para alergia nos olhos

Existem vários tratamentos caseiros para alergia nos olhos, que irão ajudar a aliviar os sintomas. Um dos tratamentos mais simples e eficazes é a limpeza dos olhos com soro fisiológico.

Para isso, basta molhar uma gaze limpa com o soro, e de seguida, passar no olho, desde o canto interno, junto ao nariz, até ao canto externo. Cada gaze deve apenas servir para uma passagem. Outra possibilidade, para quem não tem soro fisiológico em casa, é fazer o mesmo procedimento, mas com água fria.

» Tratamento caseiro para Blefarite