-->Tratamento para Dor na Virilha - Educar Saúde

Tratamento para Dor na Virilha

Publicado em 10/12/2014. Revisado por Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704) a 18 dezembro 2018

Nenhuma dor é confortável nem agradável de sentir…

E uma dor na virilha por vezes pode ser bem dolorosa e permanecer de forma contínua, ou seja, há dores que sentimos que podem aliviar quando ficamos em repouso, ou numa determinada posição, ou esfregando o local de onde vem a dor, mas a dor na virilha parece que está sempre constante mesmo estando em repouso ou em movimento.

dor na virilha distensão

Um devido tratamento pode ser bastante útil para aliviar os sintomas e tratar a dor na virilha de uma forma efetiva e segura para prevenir outras lesões nessa área.

A virilha está localizada entre a coxa e o tronco, ou mais precisamente, está localizada na parte mais superior de onde começam as pernas, e logo assim termina o abdómen.

Os principais indivíduos sujeitos a sofrer com uma dor na virilha são atletas de deportos que exijam corridas, saltos, arrancadas repentinas, viragens bruscas do corpo, ou abertura excessiva da perna, como o ténis, a corrida ou o futebol.

Uma dor na região da virilha pode ter várias causas comuns, como uma hérnia (acontece quando os tecidos que sustentam o local da virilha enfraquecem, e permitem que parte do intestino escorregue do abdómen para a área onde está a virilha), o facto de os gânglios linfáticos poderem estar dilatados, ter os testículos torcidos, tumor do testículo, uma infecção urinária, pedras nos rins, excesso de exercício, infecção urinária, artrite nas articulações da bacia, ou uma inflamação no ligamento da virilha ou no testículo.

Apesar de as causas de uma dor na virilha serem estas referidas anteriormente, a causa principal desta dor na área da virilha, é a distensão dos músculos ou dos tendões da virilha.

Esta distensão é a ruptura de um músculo ou de um tendão na área da virilha que provoca as principais dores na virilha.

Tratamento para dor na virilha ou distensão da virilha

Para este caso, o tratamento pode ser simples, devendo essencialmente permanecer em repouso assim que começar a sentir a dor, de forma a evitar que a lesão fique num estado pior.

Para além do repouso, que é o factor chave, o uso de medicamentos anti-inflamatórios, relaxantes musculares, e analgésicos, também podem ajudar a aliviar as dores da virilha.

É importante a aplicação de compressas embebidas em água fria, ou aplicar na área da virilha, um pouco de gelo enrolado num pano, durante 30 minutos várias vezes ao dia, é uma forma eficaz de aliviar a dor e evitar o desenvolvimento de um inchaço.

Deve também utilizar um suporte que faça pressão no músculo lesado na área da virilha, de forma a reduzir o inchaço que se possa formar.

Não deve pressionar demasiado para não interromper a circulação sanguínea.

Eleve e massageie a virilha e para que o fluxo sanguíneo seja fácil nessa região.

Caso a dor na virilha permaneça por mais de 72 horas, é importante consultar um médico, caso ainda não o tenha feito, de forma a avaliar a situação e verificar se, de facto, a sua dor está a ser provocada por uma distensão muscular ou por outra causa mais grave que possa ser necessário recorrer à cirurgia para o seu tratamento.

Como evitar uma dor na virilha?

Para evitar ter uma lesão na virilha, ou depois de recuperar de uma lesão, não se esqueça que antes de voltar a fazer qualquer desporto ou actividade física, deve antes de iniciar o seu exercício, aquecer bem os seus músculos.

Enquanto a sua lesão na virilha não estiver devidamente tratada, ou poucos dias após recuperar de lesão, se for possível optar por outro tipo de desporto que não seja tão “agressivo” para a sua virilha, é o mais indicado, como por exemplo, pratique natação em vez de corrida.

Conheça 5 Analgésicos Naturais Incríveis

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704)

Ortopedista e Traumatologista - CREMEC: 13177 TEOT(SBOT): 12704

O Dr. Davi Marinho de Araújo realizou a sua Graduação na Universidade Federal de Campina Grande, terminando o curso em 26 de abril de 2008. R. Aprigio Veloso, 882-Bodocongó Campina Grande PB (83) 2101 1000

Residência Médica

Ortopedia e Traumatologia : Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Getúlio Vargas (2009,2010,2011) Av.Gen. San Martin-Cordeiro Recife-PE 50630-060.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) - TEOT: 12704

Membro titular da Associação Brasileira Ortopédica de Osteometabolismo (ABOOM), e do Comitê de Doenças Osteometabólicas da SBOT.

Treinamento em cirurgia de Pé e Tornozelo no serviço de Ortopedia e Traumatologia da Clínica Alemana de Santiago-CH, International intership program at Traumatology Department, ankle and foot Unit with MD Cristian Ortiz as tutor.

Treinamento na Especialidade

CURSO INTERNACIONAL AO-HASTES INTRAMEDULARES, realizado no Windsor Barra Hotel Rio de Janeiro RJ, 20 a 21 de maio de 2009.

AO PRINCIPLES OF FRACTURE TREATMENT COURSE, realizado em Fortaleza CE , de 4 a 6 de agosto de 2011.

CURSO AO TRAUMA PE E TORNOZELO, realizado em INDAIATUBA SP, de 24 a 26 de ABRIL de 2014.

CURSO AO TRAUMA AVANÇADO, realizado em RIBEIRAO PRETO SP , de 19 a 22 de AGOSTO de 2015.

Atividades laborais

Hospital Antonio Prudente, Fortaleza CE, atendimento clínico e procedimentos cirúrgicos, departamento de ortopedia e traumatologia, serviço de pé e tornozelo.

Membro titular do comitê de Ética Médica do Hospital Antonio Prudente, Fortaleza - CE, eleito para o atual biênio por processo eleitoral.

Hospital Gastroclinica, Fortaleza CE, atendimento clínico em emergência e procedimentos cirúrgicos.

Governo do Estado do Ceará , Policlínica Regional de Caucaia, médico ortopedista e traumatologista aprovado em concurso público.

Consultório Vittacura: Av Desembargador Moreira, 760 Meireles - Centurion Business Center - sala 809.

Também pode encontrar o Dr. Davi no Linkedin e no Google.