Tratamento para esporão do calcanhar: acabe com a dor sentida no calcanhar

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

O esporão do calcanhar é o acumular de osso e a formação de uma saliência óssea localizada no calcanhar, que pode ter acontecido devido a uma elevada tensão dos ossos do calcanhar por parte dos tendões daquela área, ou uma tensão no tecido que se liga ao osso do calcanhar. esporao de calcaneo O esporão no calcanhar é doloroso enquanto se está a desenvolver, principalmente, quando o paciente se encontra a andar.

Pode acontecer o acumular de uma pequena bolsa de líquido por baixo do esporão, que pode inflamar e causar dor. O facto de um esporão já estar instalado no calcanhar há algum tempo, pode fazer com que a pessoa se adapte a esse esporão, e a dor vai diminuindo conforme o esporão cresce, assim como também já pode existir um esporão no calcanhar de um indivíduo, e este não sentir qualquer dor, podendo esta dor aparecer, como consequência de uma lesão no calcanhar.

Qual o tratamento para esporão do calcanhar?

Uma vez que a dor sentida no calcanhar é causada pelo acumular de osso e da formação de uma saliência no calcanhar, o principal tratamento deveria ser retirar esse excesso de osso.

Como não existem medicamentos capazes de diminuir o excesso de osso, que causa a dor, o principal tratamento para este problema é através da toma de medicamentos que aliviem a dor. Medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, devem ser considerados para o alívio da dor do esporão do calcanhar.

Em alguns casos, quando a situação se encontra num estado mais agravado, o tratamento do esporão, consiste mesmo em retirar o excesso de osso, através de métodos cirúrgicos.

Para além dos medicamentos, é possível reduzir a inflamação existente nos tecidos que rodeiam o esporão, através da fisioterapia onde se recorre à electroterapia, que consiste em fazer passar um estímulo eléctrico na área afetada, para diminuir os sintomas dolorosos causados pelo esporão. Também são colocados sacos de gelo no calcanhar de forma a diminuir a dor que se faz sentir ao caminhar.

Na fisioterapia, para além da electroterapia, também são realizados alguns exercícios de alongamento no pé, no calcanhar e no tendão de Aquiles, no tornezelo. Pode ser útil a aplicação de um gel neutro ou outro gel ou pomada com propriedades anti-inflamatórias, como é o caso do Voltaren, e o uso de uma tala no pé, durante a noite, de forma a evitar que faça movimentos com o pé, ou que bata com o calcanhar em algum local que possa causar dor.

A fisioterapia deve ser realizada cerca de três ou quatro vezes por semana, até que os sintomas desapareçam por completo.

É importante reduzir o peso do corpo que assenta sobre o esporão do calcanhar. Para reduzir esse peso, deve usar palmilhas ortopédicas que são específicas para o esporão do calcanhar. São palmilhas que têm uma abertura onde deve ficar o calcanhar que tem o esporão.

Também é importante o uso de sapatos que façam o paciente se sentir confortável no pé, isto porque, sempre que o calcanhar é pressionado, o indivíduo pode sentir dor. O primeiro tratamento considerado, não deve ser a intervenção cirúrgica.

Só deverá ser necessário recorrer a este meio, quando a dor no calcanhar se fizer sentir mesmo quando se encontra em repouso, ou presistir após os tratamentos referidos anteriormente.

Remédio caseiro para tratamento do esporão do calcanhar

Para além de todos os tratamentos já referidos, pode utilizar espinafre para reduzir a dor do esporão do calcanhar. Para isso basta cortar o espinafre e amassá-lo bem.

Coloque-o no calcanhar, e fixá-lo com uma gaze, deixando atuar durante cerca de 20 minutos. De seguida passe por água quente.

Leia Também: Tratamento Caseiro para Esporão de Calcâneo