-->Tratamento para Pele Seca - Educar Saúde

Tratamento para Pele Seca

Publicado em 25/09/2014. Revisado por Equipe Editorial a 28 outubro 2018

A pele seca é um problema do qual muitas pessoas sofrem, por isso é importante falarmos aqui de uma indicação de tratamento para pele seca.

Existem alguns cremes recomendados para tratar a pele seca, existem alguns remédios naturais, e há ainda um conjunto de práticas importantes que podem aqui ser referidas.

Comecemos por falar um pouco de práticas gerais relativas à pele seca e a como poderemos melhorar esse problema. Primeiro que tudo, convém desde já referir que tudo o que aqui é indicado deverá ser seguido com o maior rigor possível, para que os resultados atingidos sejam aqueles que seriam expectáveis.

De forma genérica, limpar bem a pele, utilizar cremes hidratantes e beber bastante água são algumas das dicas mais importantes a seguir. Para além destas, existe ainda um outro conjunto de dicas bastante importante, nomeadamente:

  • Utilizar uma toalha que seja felpuda para se secar após tomar banho ou lavar o rosto;
  • Evitar, de todo, a exposição solar sem protecção por meio de um protector solar;
  • Evitar ficar de frente, no local de trabalho ou em casa, para a saída de ar do ar condicionado ou de algum tipo de ventilador;
  • Evitar banhos que sejam muito demorados, e evitar tomar banho com água a uma temperatura elevada. No máximo, a água do banho deverá estar a cerca de 38ºC e não mais que isso. Temperaturas demasiado elevadas retiram à pele a sua oleosidade natural e saudável, deixando-oa muito seca;
  • Utilize um creme hidratante para passar no rosto e no corpo inteiro todos os dias;
  • Quanto ao sabonete que utiliza para se lavar, prefira optar por sabonetes que sejam ao mesmo tempo hidratantes;
  • Faça uma esfoliação à sua pele quinzenalmente, de preferência. Isso fará com que as células mortas da pele sejam removidas sem que a pele em si fique demasiado seca;
  • Passe o creme de rosto na pele apenas no rosto. Se utilizar um creme para os pés faça o mesmo, isto é, utilize o creme para os pés apenas nos pés.

Para além das dicas até aqui referidas, é ainda muito importante que se tenha em conta o factor alimentação. A alimentação é muito importante para a nossa pele. O consumo de tomate, por exemplo, é muito importante porque possui propriedades que evitam o envelhecimento da pele.

O consumo de frutas cítricas em geral também é algo bastante importante. Falamos aqui de frutas como limão ou laranja, por exemplo, que são frutas ricas em vitamina C e consequentemente ricas em colagénio, o que fornece à pele hidratação e elasticidade.

Creme para pele seca

Relativamente aos cremes para pele seca existentes no mercado, dão-se aqui algumas recomendações quanto aos ingredientes que estes devem conter.

É importante saber estas informações para que possa escolher de forma adequada algum tipo de creme hidratante para a sua pele.

Nomeadamente, vejamos os principais ingredientes que bons hidratantes devem ou podem conter:

  • Centelha asiática: esta possui propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias;
  • Aloé vera: o aloé vera é uma planta bastante rica em polissacaríedos. Estes têm uma acção na pele anti irritação e antioxidante;
  • Rosa mosqueta: possui uma função drenante, regeneradora, cicatrizante e antirrugas;
  • Óleo de jojoba: estimula a regeneração das células e ajuda a manter a humidade da pele;
  • Ácido hialurónico: preenche a pele dando-lhe elasticidade e volume.

Será difícil encontrar um creme que possua todos os ingredientes aqui referidos. No entanto, procure cremes que contenham pelo menos alguns destes ingredientes, pois são aqueles que ajudarão a que se consigam melhores resultados.

Suco para pele seca

Voltando ao tema da alimentação, existe ainda um suco natural que poderemos preparar facilmente em casa e que terá uma acção extremamente importante contra a pele seca. Os ingredientes deste suco são os seguintes:

  • 200 mL de água;
  • Meio tomate;
  • Meia maçã;
  • Meia beterraba;
  • 1 cenoura (pequena).

Para preparar este suco, basta juntar todos os ingredientes aqui referidos e utilizar um liquidificador para os bater.

Deverá tomar este suco idealmente ao deitar para que o seu efeito seja melhor. É muito importante a ingestão de alimentos de cor alaranjada no geral para a pele, pelo que a cenoura é sempre bastante utilizada nestas receitas.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.