Tratamento para Sinusite Alérgica

O tratamento mais comum para sinusite alérgica inclui a utilização de remédios antialérgicos, mas este é apenas um dos aspetos necessários para garantir um tratamento eficaz.

A prevenção, que consiste em identificar o agente alérgeno e evitar o contacto, é essencial para prevenir o surgimento de novos episódios de sinusite alérgica.

É importante tratar a sinusite alérgica atempadamente, pois caso se ignorem os sintomas e não se faça um tratamento adequado, o problema pode deixar de ser agudo (esporádico) tornar-se crónico (algo que está sempre presente).

Tratamento natural para sinusite alérgica

Ingerir muitos líquidos é um bom tratamento natural para sinusite alérgica. Hidratar bem o organismo é fundamental para tornar as secreções mais fluídas, o que favorece a sua eliminação.

Ao eliminar as secreções, o nosso organismo está a eliminar bactérias, fungos e vírus, tornando os seios nasais mais saudáveis.

Bebidas como suco de acerola ou de laranja são recomendadas, uma vez que contribuem para a hidratação do corpo, mas também para o fortalecimento do sistema imunitário do organismo.

A lavagem nasal com água salgada é também uma excelente opção para quem procura um tratamento para a sinusite alérgica, pois permite limpar as secreções que estão acumuladas nos seios nasais. Este tipo de tratamento oferece uma sensação de descongestionamento e proporciona alívio.

Para preparar a água salgada basta misturar:

  • 1 litro de água
  • 1 colher de sal
  • 2 colheres de açúcar

A aplicação desta solução salina deve ser feita com o auxílio de um conta-gotas, colocando 2 gotas em cada narina.

Outro tratamento natural para a sinusite alérgica é a inalação de uma preparação que promove uma ação anti-inflamatória. Para preparar a inalação, coloque numa panela estes ingredientes:

  • 1 litro de água
  • 1 pequena quantidade de sal
  • 1 cebola fatiada
  • 1 colher de sopa de alecrim

Depois de a preparação ferver durante 5 minutos, deve vertê-la para uma tigela de vidro, colocar uma toalha na cabeça e fazer inalações do vapor. Este tratamento pode ser feito até três vezes ao mês. Tenha cuidado para não se queimar.

Outros tratamentos para sinusite alérgica

Sempre que os tratamentos naturais sejam ineficazes, existem vários medicamentos que podem ser utilizados para controlar os sintomas da sinusite alérgica.

Estes tratamentos com recurso a medicamentos devem ser aconselhados por um médico e só devem ser usados em caso de necessidade.

Os corticoides nasais são sprays para aplicação nasal que provem um efeito anti-inflamatório e que devem ser utilizados durante algumas semanas, até que o indivíduo sinta que já não precisa de usá-los.

Os descongestionantes, ou seja, anti-histamínicos, também podem ser utilizados. Estes estão disponíveis em sprays de aplicação local ou em comprimidos e não devem ser tomados durante muitos dias, caso contrário o paciente pode fazer habituação ao produto, deixando o mesmo de ser eficaz.