-->Tratamento para Urticária - Educar Saúde

Tratamento para Urticária

Publicado em 11/07/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

A urticária é uma reação alérgica que ocorre na pele, manifestando-se através de manchas avermelhadas e inchadas, que provocam muita coceira. Normalmente, uma crise de urticária dura aproximadamente dois dias (48 horas).

Urticaria colinérgica

Quando a urticária aparece de uma forma frequente e recorrente, durante um período igual ou superior a seis semanas, então ela é crônica. Neste artigo iremos abordar o tratamento para urticária.

Este problema, sendo uma reação alérgica, não tem cura. Contudo, evitando o agente alérgico e tomando determinados medicamentos, a urticária pode ser controlada e prevenida. Conheça de seguida o tratamento para urticária.

Tratamento para urticária

A melhor forma de lidar com a urticária é prevenindo o seu aparecimento. É assim essencial conseguir descobrir qual o agente que desencadeia a reação alérgica. As substâncias que mais comummente causam urticária é a água, frio e o sol, mas também stress em excesso, produtos de limpeza, pólen, suor, alimentos, entre outros.

Depois de identificar qual a substância responsável, deverá evitar o contato. Se não conseguir descobrir sozinho, pode consultar um médico alergologista, que irá proceder a um teste de alergias. Este teste irá aferir a reação da sua pele a diversas substâncias, identificando assim a qual ou quais você é alérgico.

Em caso de crise de urticária, o tratamento adequado baseia-se na toma de medicamentos antialérgicos, ou então, corticosteroides. Esta medicação irá combater a reação do sistema imunitário, ao mesmo tempo que alivia os sintomas como as manchas e a coceira. Dessa forma, os sintomas desaparecerão gradualmente, permitindo ao paciente retomar a sua rotina normal.

Tratamento caseiro para urticária

Além do tratamento médico atrás descrito, há alguns tratamentos caseiros que pode fazer em casa, que ajudarão a aliviar os sintomas.

Ingredientes:

– uma colher de sopa de sais de Epson;

Publicidade

– óleo de amêndoas.

Como preparar:

Num recipiente, misture ambos os ingredientes e mexa muito bem. Depois, tem apenas de aplicar na região afetada, através de movimentos circulares e suaves. No final, basta enxaguar com água morna.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook

Publicidade