As varizes resultam da acumulação do sangue nas veias, devido ao mau funcionamento das válvulas venosas, que permitem o retorno do sangue.
Esta acumulação irá provocar a dilatação das veias, dando origem às varizes. Inicialmente, estas são pequenas e finas, mas com o tempo, e se nada for feito, elas ficam mais grossas e mais visíveis, sendo muitas vezes acompanhadas por dor, desconforto, sensação de cansaço e peso nas pernas.
Se você tem varizes grossas, então é essencial consultar o seu médico de modo a tratar esse problema. Confira aqui quais os tratamentos para varizes grossas, e ainda, o que deve fazer para evitar o surgimento de novas.
Tratamento para varizes grossas
Existem várias opções de tratamento para varizes grossas, sendo as mais utilizadas a cirurgia, o laser e a escleroterapia ecoguiada com espuma densa. A escolha do tratamento depende de vários fatores, entre os quais o valor que o paciente pode despender, mas também, o risco de desenvolvimento de novas varizes.
Qualquer um destes tratamentos para varizes grossas apenas tem como função eliminar as existentes, não evitando o surgimento de outras. Como tal, se não for adotado um novo estilo de vida e não forem seguidas as orientações médicas, surgirão novamente mais varizes.
A escleroterapia com espuma densa é um tratamento bastante útil para indivíduos jovens, ainda sem varizes muito grossas. Para varizes mais grossas, uma opção bem interessante é a escleroterapia ecoguiada com espuma densa. Neste tratamento o médico irá injetar a espuma diretamente na variz, após verificar com uma ecografia qual o local mais adequado para a aplicação da injeção.
A cirurgia é outro método que permite a eliminação rápida das varizes grossas. Este tratamento é especialmente útil para quem tem muitas varizes grossas, como indivíduos idosos. A cirurgia para retirada de varizes grossas tem uma duração de poucas horas, sendo necessária apenas anestesia local.
Como evitar o aparecimento de varizes
Todos estes tratamentos são bastante eficazes para remover varizes grossas. Contudo, se o paciente não alterar o seu estilo de vida e não ter alguns cuidados diários, elas irão voltar a surgir. Confira de seguida como evitar o surgimento de novas varizes.
– alimentação mais equilibrada e balanceada;
– praticar exercício físico regularmente;
– não estar muito tempo com as pernas cruzadas, em pé ou sentado;
– usar todos os dias meias de compressão elásticas.
Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653
A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).
Formação Acadêmica
- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.
Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube
Marcação de consultas 85-99992-2120
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.