Tratamento para vasinhos (pequenas varizes) nas pernas

Revisão Clínica: Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653). Atualizado: 30/10/19

Os vasinhos nas pernas, nome popular para as pequenas varizes, são fruto de problemas de circulação sanguínea nas vênulas (veias mais pequenas), que provocam a sua dilatação, ficando assim visíveis sob a pele.

Continua depois da Publicidade

escleroterapia

Os vasinhos nas pernas são o primeiro grau de aparecimento de varizes, e se nada for feito, elas podem agravar-se, tornando-se mais grossas e escuras.

Se você tem vasinhos nas pernas, então está na altura de resolver esse problema. Uma ótima solução para tratar os vasinhos nas pernas é a escleroterapia.

Conheça melhor este tratamento e como funciona. Confira ainda alguns cuidados a ter de modo a prevenir o surgimento de novos vasinhos nas pernas.

Tratamento para vasinhos nas pernas: escleroterapia

A escleroterapia é um tratamento que consiste na aplicação de um esclerosante diretamente nas pequenas veias dilatadas, os vasinhos, de modo a eliminá-las.

Com este tratamento, os vasinhos desaparecem quase que imediatamente. O número de sessões necessárias irá depender do número de microvarizes (os vasinhos) do paciente.

Contudo, ao fim de duas sessões, já a maior parte dos vasinhos foram eliminados, e as suas pernas voltaram a ter uma aparência mais bonita e jovem.

Escleroterapia antes e depois 2

Apesar dos seus resultados eficazes e muito satisfatórios, deve estar preparada para sentir alguma dor durante o tratamento.

Geralmente, é aplicado antes um bálsamo anestésico nas pernas, cerca de meia hora antes da aplicação do esclerosante.

No entanto, mesmo com a dor amenizada, pode mesmo assim sentir algum incômodo, especialmente quando a substância é injetada no vasinho.

Após a sessão de escleroterapia, é normal sentir alguma dor e verificar o aparecimento de algumas manchas na zona intervencionada, durante os primeiros dias.

Deve por isso ter alguns cuidados, tal como evitar expor essa região ao sol, tomar um analgésico, e usar diariamente meias de compressão elásticas, retirando-a apenas para dormir ou para tomar banho.

Escleroterapia fotos antes e depois

Continua depois da Publicidade

Como prevenir o surgimento de novos vasinhos nas pernas

O aparecimento dos vasinhos nas pernas tem várias causas, tal como uma vida sedentária, o excesso de peso, passar muito tempo de pé ou sentada na mesma posição, utilizar roupas muito apertadas, etc.

Como tal, mesmo após conseguir eliminar os vasinhos das pernas recorrendo à escleroterapia, se não alterar esses hábitos, eles irão voltar a aparecer.

Dessa forma, de modo a evitar o surgimento de novos vasinhos, deve ter alguns cuidados. Estes incluem:

  • ter uma alimentação mais saudável e balanceada;
  • não ficar muito tempo de pé ou muito tempo sentada;
  • evitar estar com as pernas cruzadas;
  • caminhar regularmente;
  • fazer exercício físico.

Conheça os Melhores Óleos Essenciais Para Varizes

Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 30/10/19