Tratamento para Vulvovaginite

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

O que é a vulvovaginite?

tratamento-para-vulvovaginite

A vulvovaginite é um problema que está associado a uma infecção ou inflamação da vagina ou da vulva. Este problema poderá ser desencadeado em qualquer idade e poderão ser associados ao mesmo inúmeras causas.

Causas da Vulvovaginite

Dentro das principais causas da vulvovaginite, poderemos indicar as bactérias, os fungos, os vírus, os parasitas, os químicos, a menopausa e as doenças sexualmente transmissíveis. (Saiba Como Tratar Infecção Fúngica na Vagina em 2 Dias Usando Alho)

Diferentes tipos de vulvovaginite

Desta forma e tendo em conta que existem muitas causas para este problema, a vulvovaginite pode ser dividida em diferentes tipos, sendo os mais comuns:

Atrofia vaginal, derivada da redução dos níveis de estrogénio;

Infecções fúngicas, derivadas por fungos geralmente presentes na vagina.

Vaginose bacteriana, derivada da proliferação de bactérias.(Leia também: 13 Remédios Caseiros para Curar Vaginose Bacteriana).

Tricomoníase, doença desencadeada por parasitas, sendo estes geralmente transmitidos através do contacto sexual. (Conheça 9 Curas Naturais para Combater a Tricomoníase)

Sintomas

Dentro dos principais sintomas da vulvovaginite, podemos identificar:

– Coceira;

– Dor ao urinar;

– Alteração da cor e cheiro do muco;

– Dor durante a prática sexual;

– Sangramento;

Tratamento

Quanto ao tratamento da vulvovaginite, tendo em conta que existem diferentes tipos de vulvovaginite, este irá depender essencialmente do seu tipo. Deste modo:

Tratamento para vulvovaginite inespecífica

vulvovaginite-inespecifica

Tendo em conta que nesta fase, a causa da doença não é conhecida, o tratamento poderá passar pelo aumento da higiene íntima, utilização de roupa confortável e não devem ser utilizados cosméticos ou produtos químicos na zona íntima.

Após implementar estas medicas e caso a vulvovaginite persista, é importante procurar um ginecologista.

Tratamento para vulvovaginite por candidíase

vulvovaginite-por-candidiase

Quanto ao tratamento da vulvovaginite por candidíase, este irá depender do tipo de candidíase, pois em alguns casos onde não estão presentes quaisquer tipos de sintomas, não é necessário implementar qualquer tipo de tratamento.

Contudo nos casos onde é necessário fazer tratamento, a utilização de remédios orais, como o fluconazol, o cetoconazol ou até mesmo a utilização de pomadas poderão ser a resposta para este problema. Para além disso, a utilização de antifúngicos também poderá ser uma solução, isto em casos mais graves.

Tratamento para vulvovaginite infantil

Quanto ao tratamento da vulvovaginite infantil, o seu tratamento passa pelos mesmos passos de tratamento da mulher adulta.

Sendo que nesta fase a prevenção da vulvovaginite acaba por ser o melhor remédio. Deste modo é importante, trocar a fralda à criança com regularidade, manter a zona íntima seca e usar cremes íntimos.

Leia também: Remédio Caseiro para Vulvovaginite: Banho de assento com tomilho, salsa e alecrim