-->Tratamento para reumatismo nos ossos - Educar Saúde

Tratamento para reumatismo nos ossos

Publicado em 24/04/2015. Revisado por Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704) a 18 dezembro 2018

O reumatismo é um conjunto de doenças que podem afetar qualquer estrutura do aparelho locomotor, como os músculos, ossos, tendões, articulações, entre outros. O reumatismo não é assim apenas uma doença, podendo enquadrar-se dento do grupo de problemas reumatológicos perto de 300 doenças diferentes.

Tratamento para reumatismo nos ossos

Este tipo de condição pode até mesmo afetar órgãos internos, como por exemplo a febre reumática, ou o lúpus eritematoso sistémico. Neste artigo poderá conhecer melhor o reumatismo nos ossos, e ainda, qual a melhor forma de tratamento. Confira.

Reumatismo nos ossos

De uma forma geral, o reumatismo afeta vários componentes do sistema locomotor de um indivíduo, trazendo consigo dores, fraqueza, inchaço e dificuldades nos movimentos. Estas doenças podem de desenvolver em qualquer altura da vida, sem predominância de idade ou de sexo.

As causas do reumatismo são não traumáticas, não sendo assim provocadas por acidentes ou lesões, estando principalmente relacionadas com o desgaste de uma determinada estrutura. No caso específico do reumatismo nos ossos, existem algumas doenças específicas que afetam estas estruturas, sendo a artrose, a artrite e a osteoporose as mais frequentes.

Sintomas de reumatismo nos ossos

O reumatismo nos ossos são doenças que aparecem sobretudo pelo desgaste e pelo enfraquecimento de determinadas estruturas, agravando-se com o tempo. Dessa forma, muitos dos seguintes sintomas surgem gradualmente ao longo do tempo. Estes incluem:

  • dores musculares;
  • dores na coluna;
  • dores nas articulações;
  • dificuldade em usar determinada articulação;
  • deformidade articular;
  • inchaço na região próxima dos tendões e articulações.

Como diagnosticar o reumatismo nos ossos

Caso sinta alguns dos sintomas em cima referidos, deve então consultar um ortopedista ou reumatologista. O médico, depois de feito um exame físico, irá pedir alguns exames de diagnóstico, para confirmar ou despistar o problema. Estes incluem uma ressonância magnética um raio-x ou análises sanguíneas.

Tratamento para reumatismo nos ossos

O reumatismo nos ossos não é algo que possa ser reversível. Contudo, com os devidos cuidados, pode ser amenizado. Como tal, a base para o tratamento deste problema é a adoção de um estilo de vida mais adequado. Este inclui uma alimentação mais saudável e equilibrada, mais momentos de descanso e evitar fazer muitos esforços.

Durante os períodos em que os sintomas de manifestem com maior intensidade, é então necessário um conjunto de medidas mais específicas. Nestas alturas, o reumatismo dos ossos deve ser tratado com a toma de anti-inflamatórios e medicamentos analgésicos, e ainda, com sessões de fisioterapia.

O tratamento fisioterápico é uma ajuda muito importante no alívio do problema, já que além de ajudar a reduzir a inflamação, promove ainda uma melhoria na realização dos movimentos corporais. As sessões de fisioterapia devem ser realizadas no mínimo 3 dias por semana, e idealmente todos os dias. Leia mais sobre fisioterapia para reumatismo.

Estes cuidados devem ser seguidos durante todo o ano, mas com maior frequência na estação fria. Devido às temperaturas mais baixas e à humidade, as dores agravam-se no inverno. O tratamento para o reumatismo nos ossos é essencial para impedir o agravamento da doença, mas também, para evitar maiores limitações do paciente nas suas tarefas e atividades diárias.

Tratamento caseiro para reumatismo nos ossos

Complementarmente aos cuidados a ter para tratar o reumatismo nos ossos, há alguns remédios caseiros que pode usar para ajudar a aliviar o problema. Uma boa opção é aplicar uma cataplasma de argila na zona afetada e tomar chá de manjerona. Este tratamento deve ser realizado todos os dias, durante o período em que sentir as dores e outros sintomas do reumatismo nos ossos.

Como prevenir o reumatismo nos ossos

Como referimos em cima, esta doença não escolhe sexo ou idade, podendo surgir em qualquer altura. No entanto, sendo uma das causas mais comuns o desgaste das estruturas articulares e ósseas, é natural que um dos grupos mais afetados sejam os idosos.

Para tentar prevenir o surgimento desta doença, deve proteger as suas articulações ao máximo durante a sua vida, evitando esforços desnecessários. Além disso, se ainda é novo e pretende prevenir este problema, pode até pedir ao seu médico algumas recomendações relativas ao que deve fazer e a suplementação nutricional.

Quanto aos idosos, para prevenir o desenvolvimento do reumatismo, ou pelo menos, evitar o seu agravamento, há alguns cuidados a ter no dia-a-dia. Não ficar demasiado tempo em pé ou sentado, mudar várias vezes de posição, caminhar mais devagar, não fazer movimentos mais complexos, utilizar roupa fácil de vestir, etc.

Video sobre Tratamentos para o reumatismo

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704)

Ortopedista e Traumatologista - CREMEC: 13177 TEOT(SBOT): 12704

O Dr. Davi Marinho de Araújo realizou a sua Graduação na Universidade Federal de Campina Grande, terminando o curso em 26 de abril de 2008. R. Aprigio Veloso, 882-Bodocongó Campina Grande PB (83) 2101 1000

Residência Médica

Ortopedia e Traumatologia : Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Getúlio Vargas (2009,2010,2011) Av.Gen. San Martin-Cordeiro Recife-PE 50630-060.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) - TEOT: 12704

Membro titular da Associação Brasileira Ortopédica de Osteometabolismo (ABOOM), e do Comitê de Doenças Osteometabólicas da SBOT.

Treinamento em cirurgia de Pé e Tornozelo no serviço de Ortopedia e Traumatologia da Clínica Alemana de Santiago-CH, International intership program at Traumatology Department, ankle and foot Unit with MD Cristian Ortiz as tutor.

Treinamento na Especialidade

CURSO INTERNACIONAL AO-HASTES INTRAMEDULARES, realizado no Windsor Barra Hotel Rio de Janeiro RJ, 20 a 21 de maio de 2009.

AO PRINCIPLES OF FRACTURE TREATMENT COURSE, realizado em Fortaleza CE , de 4 a 6 de agosto de 2011.

CURSO AO TRAUMA PE E TORNOZELO, realizado em INDAIATUBA SP, de 24 a 26 de ABRIL de 2014.

CURSO AO TRAUMA AVANÇADO, realizado em RIBEIRAO PRETO SP , de 19 a 22 de AGOSTO de 2015.

Atividades laborais

Hospital Antonio Prudente, Fortaleza CE, atendimento clínico e procedimentos cirúrgicos, departamento de ortopedia e traumatologia, serviço de pé e tornozelo.

Membro titular do comitê de Ética Médica do Hospital Antonio Prudente, Fortaleza - CE, eleito para o atual biênio por processo eleitoral.

Hospital Gastroclinica, Fortaleza CE, atendimento clínico em emergência e procedimentos cirúrgicos.

Governo do Estado do Ceará , Policlínica Regional de Caucaia, médico ortopedista e traumatologista aprovado em concurso público.

Consultório Vittacura: Av Desembargador Moreira, 760 Meireles - Centurion Business Center - sala 809.

Também pode encontrar o Dr. Davi no Linkedin e no Google.