Apesar do cisto pilonidal poder ser tratado com alguns medicamentos ou pomadas, existem vários remédios caseiros que podem ajudar reduzir a sua ocorrência, normalmente na região inferior do cóccix.
Os cistos infectados podem ser extremamente dolorosos, dificultando atividades simples como o ato de sentar ou até mesmo andar.
Higiene
Uma das melhores formas de tratar o cisto pilonidal em casa é através de uma higiene pessoal adequada, especialmente na área em causa, o anús. Os cistos pilonidais são geralmente mais prevalentes nas áreas com mais pelos, principalmente perto da região do cóccix. Desta forma, uma boa atitude é começar por remover os pelos desta região, da melhor forma possível.
Depilação
Use uma lâmina de barbear esterilizada, uma depiladora ou um creme depilatório para remover os pêlos da região do cóccix. Mas seja extremamente cuidadoso para não romper o cisto.
Evite o uso de cremes depilatórios que podem causar uma possível irritação na zona. A remoção regular dos pelos desta região reduz a recorrência de cistos pilonidais, bem como os sintomas já existentes.
Na sequência vamos dar continuidade ás receitas naturais para tratar o cisto pilonidal, dando principal destaque ao Aloe Vera. Planta maravilhosa, e um excelente cicatrizante natural. Para quem ainda não leu o Guia inicial, é importante começar primeiro por ler o Guia: 12 Remédios Caseiros para curar o Cisto Pilonidal Inflamado.
Aloe Vera
A aloe vera pode ser eficaz a acelerar a cicatrização e reduzir a dor e o inchaço (inflamação) causados pelo cisto pilonidal. As propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianas da planta podem ajudar a reduzir o desconforto e acelerar a cura do cisto. (1)
- Retire o gel do aloe vera fresca a partir de uma folha da planta e aplique diretamente na região afetada.
- Deixe o gel atuar durante 15 a 20 minutos e enxague com água morna.
Pode repetir a aplicação 3 ou 4 vezes por dia.
Outra opção é embeber uma bola de algodão em gel de aloe vera fresca durante 5 minutos, e em seguida aplicá-la na área afetada durante 30 minutos. Aguarde 2 horas, e aplique novamente. Quando repetir o processo, use sempre bolas de algodão limpas. Siga este tratamento durante uma semana.
Açafrão-da-terra (Curcuma), açafrão-da-índia
O açafrão-da-índia é outro tratamento caseiro que pode ser usado como complemento ao tratamento médico. A curcumina, composto existente na planta, oferece propriedades anti-inflamatórias que reduzem a inflamação e a dor. Além disso, a propriedade anti-séptica do açafrão-da-índia ajuda a prevenir e tratar qualquer infecção.
- Misture 1 colher de sopa de açafrão-da-índia em pó com um pouco de água para fazer uma pasta.
- Coloque a pasta realizada sobre o cisto e deixe secar por conta própria.
- Lave bem a área com água morna.
- Repita 2 ou 3 vezes por dia durante alguns dias.
Alternativamente, pode beber um copo de leite com 1 colher de chá de açafrão-da-terra em pó misturado.
Chá preto
A propriedade ácida do chá preto pode impedir que o cisto se agrave e ajuda a manter a infecção sob controle. A natureza anti-inflamatória do chá também proporciona um alívio rápido da dor e inchaço. Neste caso são usadas as bolsinhas de chá preto. (2 ,3)
- Mergulhe um saco de chá preto em água morna por 5 minutos.
- Retire da água e elimine o excesso de água.
- Mantenha o saco de chá úmido sobre a área afetada durante 5 a 10 minutos. Repita algumas vezes por dia, durante vários dias.
Neem (Azadirachta indica)
Devido às suas qualidades anti-sépticas e antibacterianas naturais, o neem (Azadirachta Indica) pode promover a cura e manter a infecção longe do local.
- Moa (macere) um punhado de folhas de Neem muito bem lavadas e faça uma pasta.
- Aplique a pasta sobre a área afetada.
- Deixe as propriedades das folhas atuarem no local por 20 minutos antes de enxaguar com água morna. Faça isso 3 ou 4 vezes por dia.
Alternativamente, ferva um punhado de folhas de Neem numa panela cheia de água até metade da água evaporar. Coe e deixe a água arrefecer. Lave a área afetada com a infusão de neem 2 a 3 vezes por dia.
Óleos essenciais
Outra solução são os óleos essenciais, encontrados em em muitos antibióticos e anti-sépticos. As propriedades antibacterianas destes óleos ajudam a curar a infecção causada pelo cisto.
Os óleos recomendados para uso no tratamento do cisto pilonidal em casa incluem:
- Óleo da árvore do chá – Melaleuca alternifolia (que apoia o desenvolvimento do tecido na zona infectada),
- Óleo de jojoba (atua como um hidratante natural que acalma e cura a pele),
- Óleo de hortelã (ajuda a reduzir a irritação, coceira e inflamação nas áreas propensas a este tipo de cistos),
- Óleo de sálvia (ajuda a eliminar toxinas prejudiciais que podem levar à formação de cistos pilonidais no local).
Dicas adicionais
- Para prevenir o cisto pilonidal, ou o seu reaparecimento, deve manter a região do sulco interglúteo sempre limpa e seca.
- Depois de usar o banheiro, limpe a região com água e papel de seda sem cheiro.
- Não utilize cremes ou géis na área afetada, pois pode irritar ainda mais a pele.
- Lave smpre a área afetada com água morna e sabonete anti-séptico e seque completamente.
- Evite receber ou manter qualquer tipo de umidade na região.
- Não toque na área com as mãos sujas.
- Se necessário, perca peso para reduzir o risco de desenvolver o cisto.
- Evite estar longas horas sentado.
- Não tente furar, ou romper o cisto com quaisquer ferramentas afiadas para promover a drenagem do pus.
- Tente deixar a ferida aberta a apanhar ar sempre que estiver em casa.
- Use uma bandagem (ligadura) para proteger a ferida quando sair.
Alimentação
Inclua alimentos anti-inflamatórios como amêndoas, nozes, peixes gordos, azeite de oliva e vegetais de folhas verdes na dieta, para combater a dor e a inflamação. Quando o cisto estiver totalmente curado, opte pela depilação a laser para manter a zona sempre livre de pelos.
Nota: Inicie o uso de remédios caseiros apenas após indicação médica.
Leitura recomendada Pelos encravados podem causar cistos, e necessidade de cirurgia
Enfermeiro - Coren nº 491692
O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.
Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.
Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.
Outras referências:
- http://archsurg.jamanetwork.com/article.aspx?articleid=557535
- http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2996578/
- http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3263130/
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.