Estabelecer um tratamento adequado para as necessidades do paciente é fundamental para minimizar os sintomas e prevenir complicações do retorno venoso decorrente da lentidão das pessoas que sofrem de varizes.
Fotos Antes e Depois
Tratamentos de varizes
Dependendo da sua gravidade os diferentes tipos de tratamentos têm o mesmo objetivo : ” desconjestionar o sistema venoso “.
A Meia ou ligadura elástica é o método de tratamento mais eficaz. Impede a expansão e desenvolvimento, reduzindo as possibilidades de risco. Além da drenagem do sangue para o coração.
Para remover as veias varicosas, existem diferentes tipos de tratamentos médicos, cirúrgicos e não cirúrgicos, que pode ser realizados usando diferentes técnicas cada vez mais inovadoras.
flebectomia ambulatorial
Cirurgia ablativa e hemodinâmica
É uma cirurgia que faz uma remoção cirúrgica de varizes de médio ou grande porte. Ela é generalizada, mas envolve anestesia geral e leva algum tempo de recuperação.
Laser endovascular ou endovenoso (endolaser)
A Sua função é eliminar as veias varicosas pelo calor transmitido por uma luz laser. A operação demora de 30 a 45 minutos , é utilizada anestesia local e soro para evitar a dor ao remover.
É um método definitivo com uma eficácia de 98%. É necessária apenas uma sessão e o preço médio é de cerca de 1.500 aos 2.500 euros para cada perna tratada.
– CHIVA – Cura com Cirurgia de hemodinâmica . É constituída por uma ligadura nas áreas afetadas. É indicado para todas as pessoam que sofrem desde problema. É realizada sob anestesia local e permite a recuperação rápida e menos dolorosa.
Tratamento de varizes não cirúrgico
ablação da veia safena com sistema de laser endovascular
( esclerose )
1- escleroterapia
2- crioescleroterapia
3- microespuma
Atraves de Injeções de medicamentos na veia a ser tratada. Pode ser encontrada em diferentes formas: microespuma (Espuma de líquido), ou a frio (crioescleroterapia), que são o tratamento preferencial para as veias de aranha e as veias reticulares.
– Radiofrequencia: Ela é usada por minimizar o desconforto pós opetatorio. Vários Estudos mostram que esta técnica tem muitos benefícios terapêuticos, sendo mais confortável, e menos dolorosa no pós-operatório quando comparada com a cirurgia clássica .
Em todos esses tratamentos, exceto no caso da ligadura elástica, há uma taxa de risco, mínima , que não vai complicar a vida do paciente. Podem ocorrer hematomas, dor, infecção, flebite, mas geralmente são rapidamente recuperados.
Manutenção
– A atividade física é altamente recomendada porque ativa a circulação da perna e, consequentemente, toda a circulação e a drenagem. Tente caminhar todos os dias e nadar, ocasionalmente, ambos são ótimos exercícios.
– Evite ficar muito tempo parado com as pernas de pé ou sentado.
– Ao sentar-se, coloque as pernas para cima ou estique-se na cama para descansar melhor com as pernas um pouco acima da cabeça .
– O Calor ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e, portanto, é prejudicial para pessoas propensas a veias varicosas. Estar ao sol por muito também não é recomendado.
– Depois de um duche de contraste entre (água quente e fria) ou uma massagem nas pernas sempre feita de baixo para cima , você sentirá as pernas mais leves. Siga estas diretrizes, muitas vezes ativa a circulação sanguínea e melhora a drenagem.
– O sapatos muito altos ou muito planos prejudicam a circulação.
– Não fume. Fumar promove a dilatação dos vasos sanguíneos.
– Uma dieta equilibrada também é um bom aliado.
Enfermeiro - Coren nº 491692
O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.
Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.
Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.