Conheça os 6 Melhores Tratamentos para Varizes

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12 dezembro 2018

Estabelecer um tratamento adequado para as necessidades do paciente é fundamental para minimizar os sintomas e prevenir complicações do retorno venoso decorrente da lentidão das pessoas que sofrem de varizes.

Fotos Antes e Depois

escleroterapia

Tratamentos de varizes

Dependendo da sua gravidade os diferentes tipos de tratamentos têm o mesmo objetivo : ” desconjestionar o sistema venoso “.

Meia ou ligadura elástica é o método de tratamento mais eficaz. Impede a expansão e desenvolvimento, reduzindo as possibilidades de risco. Além da drenagem do sangue para o coração.

Para remover as veias varicosas, existem diferentes tipos de tratamentos médicos, cirúrgicos e não cirúrgicos, que pode ser realizados usando diferentes técnicas cada vez mais inovadoras.

flebectomia ambulatorial

Cirurgia ablativa e hemodinâmica

É uma cirurgia que faz uma remoção cirúrgica de varizes de médio ou grande porte. Ela é generalizada, mas envolve anestesia geral e leva algum tempo de recuperação.

Laser endovascular ou endovenoso (endolaser)

A Sua função é eliminar as veias varicosas pelo calor transmitido por uma luz laser. A operação demora de 30 a 45 minutos , é utilizada anestesia local e soro para evitar a dor ao remover.

É um método definitivo com uma eficácia de 98%. É necessária apenas uma sessão e o preço médio é de cerca de 1.500 aos 2.500 euros para cada perna tratada.

– CHIVA – Cura com Cirurgia de hemodinâmica . É constituída por uma ligadura nas áreas afetadas. É indicado para todas as pessoam que sofrem desde  problema. É realizada sob anestesia local e permite a recuperação rápida e menos dolorosa.

Tratamento de varizes não cirúrgico

ablação da veia safena com sistema de laser endovascular

( esclerose ) 

1- escleroterapia   

2- crioescleroterapia 

3- microespuma   

Atraves de Injeções de medicamentos na veia a ser tratada. Pode ser encontrada em diferentes formas: microespuma (Espuma de líquido), ou a frio (crioescleroterapia), que são o tratamento preferencial para as veias de aranha e as veias reticulares.

– Radiofrequencia: Ela é usada por minimizar o desconforto pós opetatorio.  Vários Estudos mostram que esta técnica tem muitos benefícios terapêuticos, sendo mais confortável, e menos dolorosa  no pós-operatório quando comparada com a cirurgia clássica .

Em todos esses tratamentos, exceto no caso da ligadura elástica, há uma taxa de risco, mínima , que não vai complicar a vida do paciente. Podem ocorrer hematomas, dor, infecção, flebite,  mas geralmente são rapidamente recuperados.

Manutenção

Entenda O Que São Varizes E Porque Teve Tratá Las Com Urgência

– A atividade física é altamente recomendada porque ativa a circulação da perna e, consequentemente, toda a circulação e a drenagem. Tente caminhar todos os dias e nadar, ocasionalmente, ambos são ótimos exercícios.

– Evite ficar muito tempo parado com as pernas de pé ou sentado.

– Ao sentar-se, coloque as pernas para cima ou estique-se na cama para descansar melhor com as pernas um pouco acima da cabeça .

– O Calor ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e, portanto, é prejudicial para pessoas propensas a veias varicosas. Estar ao sol por muito também não é recomendado.

– Depois de um duche de contraste entre (água quente e fria) ou uma massagem nas pernas sempre feita de baixo para cima , você sentirá as pernas mais leves. Siga estas diretrizes, muitas vezes ativa a circulação sanguínea e melhora a drenagem.

– O sapatos muito altos ou muito planos prejudicam a circulação.

Não fume. Fumar promove a dilatação dos vasos sanguíneos.

– Uma dieta equilibrada também é um bom aliado.