-->Tremor Essencial está relacionado com demência - Educar Saúde

Tremor Essencial está relacionado com demência

Publicado em 24/11/2009. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 8 dezembro 2018

Os autores do estudo assinalam o alcance dos resultados obtidos e sublinham que estes evidenciam que o tremor essencial e a demência estão relacionados, a um nível “muito para além da concorrência”.1

O tremor essencial, uma das mais prevalentes perturbações do movimento, é uma condição neurodegenerativa e está relacionada com a demência.

Esta é a conclusão de um trabalho de investigação publicado dia 25 de Agosto na revista Neurology.

Este estudo de coorte prospectivo envolveu 2285 indivíduos com mais de 65 anos divididos em dois grupos (124 doentes com tremor essencial num grupo, 2165 indivíduos no grupo de controlo).

Após a realização de um conjunto de testes neuropsicológicos, a equipa da Columbia University, em Nova Iorque, verificou que 229 participantes (10 por cento) revelaram ter demência e 452 (19, 8 por cento) défice cognitivo ligeiro.

Comparando os resultados dos dois grupos, conclui-se que 25 por cento dos doentes com tremor essencial tinham também demência, enquanto apenas 9, 2 por cento dos indivíduos do grupo de controlo apresentavam sinais daquela patologia.

Além disso, a maioria dos doentes com tremor essencial e demência revelaram sofrer de doença de alzheimer.

Em declarações à Reuters Health, a principal investigadora do estudo, Elan Louis, frisou que os resultados do trabalho da sua equipa vêm corroborar os obtidos em Espanha, que colocaram pela primeira vez a possibilidade de encarar o tremor essencial como uma condição neurodegenerativa.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858