Tricomoníase

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

A tricomoníase, também designada por vaginite por trichomonas, é uma infecção da vagina provocada por um parasita (trichomona).

A infecção é normalmente transmitida por via sexual, sendo assim uma doença sexualmente transmissível, que pode afectar homens e mulheres.

Sinais e sintomas

Muito provavelmente terá um corrimento amarelo-esverdeado e espumoso, caracterizado por um cheiro desagradável.

Poderá sentir dores e prurido vaginal e detectar sinais de vermelhidão na vagina. Também é possível que tenha dor ao urinar, à medida que a urina flui sobre a zona inchada/inflamada.

Os homens infectados poderão não apresentar quaisquer sintomas.

Causas da tricomoníase

Um parasita microscópico designado por Trichomonas provoca esta doença. Um parasita é um animal minúsculo que vive à custa de um outro ser vivo. Neste caso, o parasita é demasiado pequeno para ser visto a olho nu.

Diagnóstico

Exame ginecológico e colheita de amostra do corrimento( para exame bacteriológico/parasitológico e micológico )

Prevenção e Cuidados a ter

Se estiver (ou achar que pode estar) grávida, informe o médico.

O que deve e não deve fazer:

  1. · Não tenha relações sexuais até você e o seu parceiro sexual terem tomado toda a medicação. Questione o médico relativamente à altura mais segura para voltar a ter relações sexuais.
  2. · Use sempre um preservativo de látex correctamente quando tiver relações sexuais. Tal ajudará a evitar uma recorrência da tricomoníase. Use um outro preservativo após cada ejaculação.
  3. · Não tenha relações sexuais (incluindo sexo oral) com alguém que tenha tricomoníase

Riscos e Complicações da tricomoníase

Na gravidez pode provocar ruptura de membranas e parto pré-termo.

Tratamento

Terá de tomar medicamentos para eliminar o parasita. Informe todos os seus parceiros sexuais acerca do facto de ter contraído tricomoníase.

Qualquer pessoa com quem tenha tido relações sexuais também deverá receber tratamento. Use sempre um preservativo de látex durante a relação sexual para evitar apanhar ou transmitir esta ou qualquer outra doença sexualmente transmissível. (Conheça 9 Tratamentos Caseiros para Combater o Parasita Causador da Tricomoníase)

Tome duches em vez de banhos de imersão. Além disso, não pratique demasiado exercício físico, não permita que a sua temperatura corporal suba excessivamente nem transpire em demasia.

Leia também: 13 Remédios Caseiros para Curar Vaginose Bacteriana