Turquia

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

A Turquia é um país com múltiplas paisagens, de uma beleza rara. Nas magníficas regiões de Marmara e do Egeu, onde abundam frutos, cereais e especiarias, o cenário paisagístico é muito colorido. Na Anatólia Central, o coração da Turquia, o território é composto por pequenas chaminés vulcânicas naturais e vastos lagos salgados. A longa costa mediterrânea da Turquia está dotada de uma óptima infra-estrutura turística. Como tal, um passeio de barco pelas suas águas translúcidas proporciona momentos únicos.

A capital da Turquia é Ancara, que fica no centro norte, mas a cidade mais importante é Istambul, grande centro comercial e histórico da nação. Parte do encanto de Istambul deve-se, sem dúvida, ao facto de esta cidade com milénios de história, que um dia foi Bizâncio e depois Constantinopla, ser a única no mundo que se divide entre dois continentes: a Europa e a Ásia. Em Ancara, é quase obrigatória uma visita ao magnífico mausoléu erguido em honra de Mustafa Kemal Atatürk, fundador da República, em 1923. Outro dos locais de destaque é o Museu das Civilizações, testemunho das diversas civilizações da Anatólia, desde a pré-história passando pelos Hititas, os Assírios e os Frígios.

A Capadócia é um local único, com o mágico Vale Göreme e as suas igrejas rupestres, decoradas de frescos e pinturas bíblicas dos séculos X e XI. As «chaminés de fada» do Vale de Zelve são consideradas as mais espectaculares de toda a região. Assim como as suas cidades subterrâneas, construções que chegavam a ter treze andares e serviam para proteger os habitantes dos povos invasores. Auto-suficientes, estas cidades possuíam, além de magníficas igrejas, espaço para os animais, para fazer vinho, armazenar comida e até túmulos para enterrar os seus mortos.

Éfeso guarda ainda muito do esplendor da época romana, sendo considerada uma das mais grandiosas e bem conservadas cidades da Antiguidade. A parte alta da cidade é composta pelas ruínas do Odeon. É sempre agradável passear pela rua dos Curetes até ao bairro do porto, visitar o templo de Adriano e tomar um relaxante banho turco na Scholasticia. Pamukkale e o seu «castelo de algodão» possui óptimas piscinas termais de origem calcária e cascatas petrificadas. A água vai descendo por entre degraus, em forma de bacias com bordas caneladas de um brancura cristalina. É o local ideal para desfrutar dos prazeres do sol.

Koyna, antiga capital do Império Seljúcida, foi um importante centro religioso e cultural no século XIII; é lá que se encontra o esplendoroso mausoléu de Mevlana, uma das míticas figuras islâmicas. E depois há a gastronomia, variada, simples, deliciosa! A maior parte dos pratos são confeccionados com os ingredientes básicos da gastronomia mediterrânea: verduras frescas, frutas, azeite, carnes, peixes e excelentes molhos. O carneiro é a carne mais utilizada nos pratos turcos: um dos mais conhecidos é o «doner keba», um delicioso rolo de carne de carneiro. Outra saborosa especialidade turca é o «pilav», um bem preparado prato de arroz e o «boreck», uma gostosa tarte recheada com carne ou queijo.

Cerca de 98 por cento da população turca é islâmica, mas como o país é laico, a sociedade islâmica é bastante liberal. Poucos praticam a religião e menos ainda cumprem à risca as regras do Corão. O consumo de álcool é livre, às chamadas para a oração dão muitos ouvidos moucos e as discotecas e bares estão sempre cheios. Mas a carne de porco, por exemplo, continua a não encontrar consumidores! Enfim, mistura de Oriente e Ocidente, novo e antigo, como já foi referido, a Turquia é um país que cresce em dois continentes – Europa e Ásia. A proximidade entre mundos tão diferentes, as paisagens deslumbrantes e crenças milenares são algumas das características que fazem deste país um lugar especial e mágico.

Ficha de viagem Turquia

Localização: A Turquia está geograficamente localizada em dois continentes, Europa e Ásia, e ocupa uma superfície de cerca de 800 mil quilómetros quadrados.
População: 63 milhões de habitantes (a maioria turcos e curdos, mas também árabes, gregos, arménios, russos e judeus).
Capital: Ancara
Clima: Mediterrâneo, com influência continental. O Verão é quente e húmido, mas nas ilhas o calor é menos intenso, porque, nesta época do ano, sopra uma aragem influenciada pelos ventos do norte.
Moeda: Lira turca. O ideal é levar dólares americanos ou cartões de crédito.

Idioma: Turco e inglês.
Fuso: horário Duas horas a mais que em Portugal Continental
Documentos necessarios: Visto, logo terá de levar o passaporte. Este visto pode ser adquirido na embaixada.

Fotos da Turquia

O topo da Kızıl Kule (Torre Vermelha) e Castelo de Alanya.

A Batalha de Lepanto, travada em 1571 entre as armadas cristãs da Liga Santa comandadas por João de Áustria e a armada otomana, comandada por Müezzinzade Ali Paşa na costa grega, perto do Golfo de Pátras. A vitória dos cristãos foi determinante para parar a expansão otomana no Mediterrâneo.

Vista de Vize, uma cidade da Trácia Oriental.

A praia de Olimpos, na região do Mediterrâneo.

A paisagem peculiar da Capadócia, na Região da Anatólia Central.

O Demirkazik Dagi, no maciço de Aladağlar, sudeste de Niğde (3 752 m).

O Monte Ararat (5 165 m), o ponto mais alto da Turquia, visto da Arménia, com o mosteiro de Khor Virap em primeiro plano.

Traje tradicional otomano.

Curdos celebrando o Noruz (Ano Novo persa) em Istambul.

 

A Mesquita Azul, em Istambul.

Centro financeiro de Istambul.