Ugli: 10 Benefícios para a Saúde + Nutrientes

Apesar da designação estranha, o ugli está se tornando um fruto cada vez mais popular devido aos seus benefícios na saúde.

Ugli, 10 Benefícios Para A Saúde, E Nutrientes Da Fruta Citrica

No entanto, antes de adicionar o ugli à sua dieta, é importante entender como esta fruta o pode beneficiar, e as melhores formas de a preparar.

O Que é a Fruta Ugli?

O Ugli, cientificamente conhecido como Citrus reticulata x Citrus paradisi é um híbrido invulgar da tangerina, laranja e toranja.

O fruto foi descoberto pela primeira vez, a crescer de forma selvagem na Jamaica, local onde pode ter naturalmente hibridizado, e é cultivado desde então.

Também é muito cultivado na Austrália e Nova Zelândia, onde foi naturalizado. O nome “Ugli” é derivado da aparência do citrino, que é inegavelmente feio.

A casca exterior é enrugada, com manchas de cores diferentes enquanto amadurece, incluindo amarelo, verde, e eventualmente laranja. Apesar da aparência desagradável, depois de retirarmos a casca, encontramos um fruto doce e muito parecido com a tangerina.

O Ugli é encontrado e cultivado em todo o Caribe (Caraíbas), e é exportado para os Estados Unidos e Europa, mas raramente é encontrado em mercados mais a leste, com exceção dos mercados de frutas de especialidade ou exóticas.

Quando aberto o fruto se assemelha a uma laranja, mas o interior da pele é mais espesso que a sua prima famosa (laranja).

Normalmente é mais frequente encontrarmos a fruta em saladas, embora também possa ser comida sem qualquer acompanhamento.

Esta fruta tropical tem também um cheiro semelhante à laranja, tanto na casca como depois de aberta. A sua crescente popularidade surge devido ao seu perfil nutricional único e impressionante, bem como suas potenciais aplicações na saúde humana.

Nutrientes

O Ugli tem um nível significativo de vitamina C, além de oferecer o sabor do nosso citrino favorito. A fruta também dispõe de uma quantidade notável de fibra dietética, quantidade moderada de proteína, cálcio, ferro e vitamina A.

Melhor ainda! É surpreendentemente baixa em calorias e tem níveis relativamente baixo de açúcar em comparação com outros citrinos.

Benefícios do Ugli para a Saúde

Ugli Uma Fruta Maravilhosa

Os 7 benefícios de saúde mais importantes do ugli incluem a sua capacidade em ajudar na peso perda, embelezar a pele, apoiar o sistema imunológico, gerir diabetes, pressão arterial, fortalecer os ossos e melhorar a visão.

Perda de peso

A fruta tem um número extremamente baixo de calorias, apenas 45 numa fruta de tamanho médio, o que a torna a escolha ideal para todos aqueles que tentam perder peso. O Ugli tem muita fibra, mas não compromete as metas calóricas, ajudando a evitar excessos e lanches entre as refeições.

Cuidados com a pele

Com uma oferta rica em flavonoides, catequinas e outros antioxidantes, esta fruta é um excelente remédio para a inflamação da pele e outras condições, tais como eczemapsoríase e rosácea.

Os antioxidantes presentes também são capazes de melhorar a aparência da pele, minimizar rugas e clarear manchas senis ou ou outro tipo de manchas. Além disso, os seu ingredientes ativos podem ajudar a estimular o crescimento de novas células da pele e apertá-la, melhorando a elasticidade da pele.

Visão

Os níveis significativos de vitamina A encontrados na fruta são bons indicadores para a saúde dos olhos, uma vez que a vitamina A está diretamente ligada à redução do estresse oxidativo na retina.

Este benefício ajuda a retardar a progressão da degeneração macular e retardar o aparecimento de cataratas à medida que envelhecemos.

Colesterol

Os níveis de fibra dietética presentes no ugli também podem ajudar a reduzir os níveis gerais de colesterolequilibrando os níveis de HDL e LDL, que podem reduzir o risco de doença coronária, ataque cardíaco e derrames.

Crescimento e Desenvolvimento

A impressionante concentração de vitamina C encontrada no ugli ajuda na produção de colágeno em todo o corpo.

Sabendo que o colágeno é uma proteína necessária para as células, tecidos e vasos sanguíneos, uma quantidade abundante (como a encontrada nesta fruta) vai ajudar a promover o crescimento, reparação de tecidos e desenvolvimento normais.

Saúde Óssea

Existe um número considerável de minerais essenciais presentes no ugli que podem ajudar a aumentar a densidade mineral óssea e reduzir as chances de desenvolver osteoporose em idade precoce.

Digestão

A fibra dietética está presente na maioria das frutas e legumes, e o mesmo pode dizer-se do ugli. A fruta possui um alto teor de fibra alimentar que pode ajudar a otimizar os processos digestivos e reduzir os sintomas de prisão de ventre, flatulência, cólicas e diarreia.

Sistema imunitário

Com mais de 70% da sua necessidade diária recomendada de vitamina C presente em cada fruto, o ugli pode impulsionar o sistema imunológico e ajudar a promover a produção de células brancas do sangue (glóbulos brancos).

Circulação

Embora os níveis de ferro presentes no ugli sejam relativamente baixos, pode ainda assim aumentar a produção de células vermelhas do sangue, o que irá evitar os sintomas de anemia e para aumentar a oxigenação em várias partes do corpo.

Câncer

Com uma ampla gama de antioxidantes, este fruto pode ajudar a reduzir os níveis de radicais livres no corpo, diminuindo assim o risco de mutação celular e cancro.

Como Comer

A fruta é relativamente simples de comer, pode cortá-la ao meio ou descascar a casca, revelando o fruto no seu interior com uma camada (pele) fina e fibrosa sobre ele. Este revestimento externo tende a ser mais espesso que as laranjas e outras frutas cítricas, e o ideal será removê-lo antes de comer.

Também pode colocar o ugli num espremedor e saborear o seu maravilhoso suco ou adicioná-lo a sobremesas e outros smoothies e shakes.