Como fazer um chá anti-inflamatório de açafrão-da-terra (Cúrcuma)

Revisão Clínica: Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653). Atualizado: 08/09/24

O chá anti-inflamatário de açafrão-da-terra (Cúrcuma Longa) é considerado como um dos melhores remédios para reduzir a inflamação e prevenir doenças.

Continua depois da Publicidade

É muito importante respeitar as doses do chá e não exceder-se para não experienciar os efeitos secundários da planta.

De qualquer forma, recomendamos sempre consultar o médico em casos de estar a realizar algum tipo de tratamento.

Como fazer um chá anti-inflamatório com açafrão-da-terra (Cúrcuma)
O açafrão-da-terra (Cúrcuma Longa) converteu-se em objecto de investigação para a medicina uma vez que, até ao momento, já se confirmam muitas propriedades de grande relevância para a saúde do nosso organismo.

Conhecido em todo o mundo pelo seu sabor e cor únicas, muito usado na gastronomia, o certo é que, desde os tempos mais antigos, que esta preciosa planta é distinguida como um remédio incrível para prevenir e tratar diversas doenças.

Atualmente a especiaria segue ganhando um lugar muito importante entre os tratamentos alternativos graças á sua acção anti-inflamatória e analgésica que pode ajudar a aliviar diferentes patologias.

Embora grande parte dos seus nutrientes e benefícios se consigam obter através da inclusão do açafrão-da-terra em diversos pratos, o seu consumo em forma de chá tem se tornado cada vez mais popular por representar uma forma mais efectiva de disfrutar ao máximo da planta, da família do gengibre (Zingiberaceae) para quem não sabe.

Benefícios do chá anti-inflamatório de açafrão-da-terra (Cúrcuma)

Benefícios do chá anti-inflamatório de açafrão-da-terra (Cúrcuma)

As propriedades anti-inflamatórias do açafrão-da-terra (Cúrcuma) fazem deste chá um remédio caseiro efetivo para aliviar os sintomas e as dores causadas por doenças como:

  • Artrite reumatóide.
  • Osteoartrite.
  • Colite ulcerosa.
  • Uveíte anterior crônica.
  • Dores nas articulações.
  • Dores nas costas.

Além das patologias referidas, este chá poderá igualmente ter efeitos positivos no alivio de problemas de pele e outras doenças que afligem com frequência a população em geral.

Melhora a digestão

Conta com propriedades carminativas graças a agentes ativos como o Eugenol e o Zingibereno, os quais ajudam a aliviar cólicas ao estimular a eliminação de flatulência (gases) pelo intestino.

Particularmente, o açafrão-da-terra (Cúrcuma) é considerado uma especiaria digestiva, uma vez que estimula a secreção do muco gástrico e melhora a digestão dos alimentos.

Protege de doenças cardiovasculares

Protege de doenças cardiovasculares

Oferece propriedades cardioprotetoras ao diminuir os efeitos do estresse oxidativo causado pelos radicais livres. A sua capacidade em aumentar as enzimas antioxidantes poderá ser benéfica em reduzir o risco de desenvolver doenças do coração.

Também se demonstrou que a especiaria evita a coagulação do sangue, o que ajuda na prevenção de doenças como a aterosclerose.

Continua depois da Publicidade

Suportado por uma boa alimentação, o seu consumo poderá revelar-se de grande importância no controlo dos níveis de colesterol e triglicerídeos.

Protege o fígado

Os seus componentes antioxidantes atuam como um tónico biliar e facilitam a desintoxicação do fígado para garantir o seu bom funcionamento.

A curcumina, seu composto ativo, poderá ajudar a reduzir a inflamação e apoiar no processo de digestão das gorduras.

Antidepressivo

Na Medicina Tradicional Chinesa, este chá tem sido utilizado como complemento ao tratamento contra a depressão e outros transtornos do sistema nervoso.

Os princípios ativos da raiz estimulam o sistema nervoso, aumentam as defesas do corpo e melhoram o estado de ânimo ao aumentar os níveis de serotonina nos neurónios serotoninérgicos do sistema nervoso central.

Fortalece as defesas do organismo

Fortalece as defesas do organismo

O açafrão-da-terra (Cúrcuma) é uma fonte de vitaminas e minerais que fortalecem o sistema imunológico (sistema imunitário) e aumentam as defensas contra os vírus e bactérias causadoras de infecções.

A sua ingestão regular poderá ser bastante eficaz na prevenção de infecções associadas ao sistema respiratório, como é o caso da:

  • Gripe.
  • Catarro.
  • Resfriado (constipações).
  • Alergias.
  • Asma.
  • Bronquite.

Receita do chá anti-inflamatório de açafrão-da-terra

Receita do chá anti-inflamatório de açafrão-da-terra

A elaboração de um chá anti inflamatório de açafrão-da-terra é tão fácil como qualquer outra infusão. Há quem recomende misturar a planta com outras especiarias como a pimenta preta e o gengibre de forma a potencializar os efeitos na saúde.

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 1 colher de chá de açafrão-da-terra (Cúrcuma) moído (5 g)
  • Para adoçar use Stevia ou Mel. Pode também colocar limão (opcional)

Preparação

  • Coloque a ferver 1 litro de água até chegar à ebulição.
  • Quando a água tiver a ferver, coloque as quantidades indicadas de açafrão-da-terra no recipiente, reduza o fogo e realize a decocção durante 10 minutos com o recipiente parcialmente tapado. Para quem desconhece, o processo de decocção é bastante simples, a erva é fervida juntamente com a água (ao contrário da infusão), de forma a conseguirmos extrair todos os princípios ativos da planta.
  • Para finalizar é preciso coar o chá com o auxílio de um coador ou peneira e adicionar um pouco de mel ou stevia a gosto.

Aprenda a Fazer Chá com Leite

Contraindicações

O chá de açafrão-da-terra pode apresentar efeitos secundários se for excedida a sua dose recomendada.

Estes efeitos incluem principalmente a diarreia e o efeito anticoagulante sanguíneo. Desta forma, as pessoas que sofrem de hemofilia não devem consumir a especiaria.

A especiaria pode provocar a contração da vesícula biliar, razão pela qual os pacientes com cálculos biliares também devem evitá-la.

Devido aos seus compostos ativos, a sua ingestão pode intervir com os efeitos de alguns fármacos, como os medicamentos antiácidos, antiinflamatórios, anticoagulantes e antidiabéticos (Hipoglicemiantes).

As mulheres grávidas, os diabéticos, pessoas com pressão arterial alta, ou pacientes que padecem de úlcera péptica, esofágica, gástrica ou duodenal, devem consultar o médico antes de preparar o chá ou incluir a especiaria nos seus pratos.

Continua depois da Publicidade

Outros nomes pelos quais também é conhecida esta especiaria: turmérico, raiz-de-sol, açafrão-da-índia, açafroa e gengibre amarelo.

E você, já experimentou essa especiaria maravilhosa? Partilhe connosco os usos culinários e medicinais que dá a esta planta!

» Conheça 10 Ervas, Especiarias, e Raízes com Propriedades Anti-Inflamatórias

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24